BLOG

Anima Mundi

A Zambézia é uma província na região central de Moçambique, na África. Foi esse o lugar escolhido pelo diretor sulafricano Wayne Thornley para ambientar o longa de animação em computação gráfica que leva o mesmo nome da província: Zambezia.

O longa sulafricano Zambezia foi lançado em 2012 e ganhou o prêmio de Melhor Longa Infantil no ANIMA MUNDI do ano passado, no Rio

O filme de 2012 foi exibido aqui no nosso festival no ano passado e voltou pra casa com o prêmio de Melhor Longa Infantil, na edição do Rio de Janeiro. Zambezia conta a história de um jovem falcão que sai de casa em busca de aventuras. Kai achava que a vida simples que levava morando ao lado do pai era entediante. Uma briga entre os dois foi a gata d’água e ele decide, então, partir para a Cidade dos Pássaros.

Kai descobre que nesse local há muitas oportunidades, principalmente para um cara talentoso como ele. Lá, o forasteiro faz um grande amigo e ainda descola uma vaga na patrulha de defesa da cidade. Além da aventura, o falcão se apaixona por uma passarinha muito mal-humorada chamada Zoe. A jovem é filha adotiva do fundador de Zambezia, que também não simpatiza com o rapaz. A chance de mudar as impressões a seu respeito surge quando ele se depara com a chance de salvar a cidade e o próprio pai dos ataques de um terrível vilão.

Confira o trailer oficial de Zambezia:

O longa sulafricano marca o crescimento da produção de animações no país, que começou a despontar na década de 90, com o estouro de produções em stop motion. Em 2010, o ANIMA MUNDI exibiu uma mostra especial com curtas produzidos na África do Sul que contou com a presença de um dos roteiristas de Zambezia, Anthony Silverston. O cara foi um dos idealizadores da ONG Animation SA, criada com o objetivo de estimular a indústria de animação por lá. Durante a mostra, foram exibidos curtas, comerciais e videoclipes selecionados pela organização.

No final do ano passado, Silverston lançou mais um longa-metragem: Khumba. O filme conta a história de uma zebra que só tem listras até a metade do corpo e, por isso, é hostilizada por seu bando.

E você? Qual a sua animação africana favorita? Pode ser da África do Sul ou de qualquer outro país do continente!

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form