PT | EN

Tá achando que o Circuito Anima Mundi só vai levar filmes para Belo Horizonte? Nada disso! A gente já sabe que, vendo tantas incríveis animações no nosso festival, todo mundo vai ficar com vontade de fazer também. Por isso, oferecemos o Estúdio Aberto, para os animaníacos botarem em prática suas ideias animadas!

Serão quatro oficinas gratuitas funcionando das 14h às 20h, para galera toda participar! Elas vão estar rolando naquela grande galeria que fica logo em frente à entrada do teatro, pertinho de tudo! Assim, você sai do filme inspirado e já bota a mão na massa! Vão ter quatro técnicas super bacanas que os animaníacos vão poder experimentar: Pixilation, Massinha, 2D (desenho animado) e Zootrópio.

massinha

Nós acreditamos que o espaço das oficinas é ideal para a criação de novos animadores!

Os filmes feitos vão ser exibidos na hora, em telões que ficam do lado das oficinas! E, para você poder rever seu trabalho e mostrar a todo mundo suas habilidades animadas, eles estarão também disponíveis para download no nosso site.

Se você tá com medo de não dar certo, não se preocupe! Vão ter técnicos especializados que ajudarão em todo o processo, então sem desculpas! Vale muito a pena experimentar ser um animador também!

oficina de massinha

Queremos ver muita animação, hein! Lembrando que é bom chegar cedo para evitar ficar na fila!

Para não chegar lá e ficar super em dúvida pensando qual oficina fazer, a gente te fala um pouco dessas técnicas aqui:

Pixilation – Idade mínima: 6 anos

Se você não gosta muito de trabalhos manuais ou quer ser um personagem da sua própria animação, o Pixilation é a técnica perfeita! Com ela, os atores (porque, no Anima Mundi, além de animador, você também pode ser ator!) posam para a câmera fotográfica diversas vezes, se movimentando um pouquinho entre cada foto. Assim, é feita uma sequência de imagens que, quando ligadas, criam um super filme em stop motion!

estúdio aberto

Na Oficina de Pixilation, a única coisa que você precisa é ter muita animação!

E, para seu filme ficar mais animado ainda, nós temos vários figurinos e adereços divertidos para você usar! Já começou a bolar ideias para uma super história? Então não esquece que essa técnica é ótima para fazer com um grupo de amigos! Quanto mais gente, mais animação, não é mesmo?

Que ver um exemplo dessa técninca incrível? O videoclipe da música Her Morning Elegance, de Oren Lavie, foi feito assim e ficou demais!

– Massinha – Idade mínima: 8 anos

A oficina de massinha é também em stop motion! Mas nela, você mesmo faz os personagens que vão aparecer no filme. Com um grupo de amigos, você cria um roteiro, modela os bonecos e vai os posicionando para uma série de fotos, mudando um pouquinho a sua posição em cada quadro. É muito simples e está garantido um resultado demais! Então bota a criatividade em ação, porque com esse material dá para inventar basicamente qualquer coisa!

estúdio aberto

Pequenos grupos criam roteiros e personagens que são modelados e animados na hora sobre um cenário de fundo infinito

A massinha é usada para várias super produções em stop motion, sabia? Mas, no caso das profissionais, já é um pouco mais complexo. E mais difícil ainda é quando são feitos longas-mentragens com essa técnica. Consegue imaginar o trabalho? Mas, como dissemos, o resultado é maravilhoso! E às vezes, de tão perfeita e detalhada que é a produção, nem dá para perceber que é tudo feito de massinha. Quer um exemplo? Noiva Cadáver, a animação de Tim Burton, foi feita bem assim!

Desenho Animado – Idade mínima: 10 anos

A oficina de desenho animado é para quem gosta de desenhar! Mas fica tranquilo que não é complicado não. Os participantes sentam em frente a uma mesa de luz, onde os desenhos são feitos uns sobre outros, usando papéis furados sobre pinos de registro. Assim, eles ficam bem certinhos e, quando forem fotografados em sequência, vão criar um efeito super bacana!

Os desenhos são feitos em mesas de luz, uns sobre os outros, usando papéis furados sobre pinos de registro, e depois fotografados na sequência desejada. Idade mínima: 10 anos.

Na Oficina de Desenho Animado, você pode criar qualquer história, é só imaginar!

Sabe que filme brasileiro muito bem sucedido foi feito assim, em 2D? O Menino e o Mundo! Alê Abreu, diretor do longa, usou vários materiais na animação, como giz de cera, aquarela, tinta acrílica e até caneta BIC. Quem acha que essas técnicas são simples demais para fazer uma incrível animação, pode ir esquecendo! O resultado final ficou sensacional e o filme ganhou até mesmo o maior prêmio do Festival de Animação de Annecy, o Prêmio de Cristal. Se você ficou afim de fazer a oficina de 2D, pode buscar inspiração com essa produção brasileira, que também vai estar no Circuito Anima Mundi BH!

Zootrópio – Idade mínima: 10 anos

Por fim, a gente tem a oficina de Zootrópio. Ela é a mais antiga dessas técnicas e é também um tanto diferente. O Zootrópio é uma máquina feita com um tambor circular aberto que tem algumas pequenas fendas. É por elas que você olha para dentro dele depois de colocar uma série de desenhos que formam alguma sequência bem criativa! Só falta você girar para ver a sua animação em movimento!

estúdio aberto

Na Oficina de Zootrópio, a ilusão de movimento é criada a partir de 16 desenhos feitos pelo público!

Essa máquina foi uma das primeiras a criar a ilusão de movimento e ela foi muito importante para o início da animação! Mas mesmo sendo antiga, ela definitivamente não perde a graça, então, além de divertir todo mundo, vai ajudar a entender bastante sobre os princípios dos filmes animados!

A Pixar criou uma um pouquinho diferente, usando, ao invés de desenhos, esculturas. Ficou realmente incrível:

E então, ficou com vontade de participar do Estúdio Aberto? É só vir com a gente! Estaremos te esperando, do dia 03 até o dia 07 de setembro, lá no Oi Futuro!