BLOG

Anima Mundi

Um dos encontros mais aguardados deste Anima Mundi foi o Papo Animado com Stephen Hillenburg, que aconteceu na Praça Animada, no penúltimo dia de festival no Rio. O inspirado criador do Bob Esponja dividiu com o público um pouco de sua trajetória até chegar a esta que já é uma das séries animadas de maior sucesso de todos os tempos. E pelo visto a origem não podia ser diferente: tudo começou no fundo do mar.

 
Formado em biologia Marinha nos anos 80, Stephen criou uma história em quadrinhos educativa chamada The Intertidal Zone, onde a vida nos oceanos era apresentada por ninguém menos que… uma esponja-do-mar! Mais tarde, ingressou na CalArts, onde fez o mestrado em animação experimental, concluído em 1992, e realizou dois curtas que percorreram festivais do mundo todo: a sátira política The Green Beret e o abstrato Wormholes, com perspectivas inspiradas na Teoria da Relatividade, de Albert Einstein.

Stephen apresenta detalhes de seu Wormholes

Seus primeiros trabalhos já serviram de porta de entrada para trabalhar no canal Nickelodeon, onde integrou a equipe da série A Vida Moderna de Rocco. E foi lá que seu colega Martin Olson descobriu os quadrinhos de Hillenburg e sugeriu que o biólogo e animador criasse uma série com animais marinhos. O resultado é um sucesso de público que já dura 10 anos, ganhador de Annies e Emmys em várias temporadas.
Sempre perguntado sobre o que há de autobiográfico no personagem Bob Esponja, Stephen, apesar de negar qualquer intenção consciente, entregou o jogo: mostrou uma foto sua quando criança e bastou colocá-la lado a lado com sua célebre criação.
 

Sobre as influências mais diretas, o animador lembrou de personagens adultos com personalidades infantis, como Carlitos e o Gordo e o Magro. Segundo Hillenburg, a dinâmica entre Laurel e Hardy é um pilar desse tipo de humor.

No fim da exibição dos filmes, Hillenburg ainda respondeu algumas perguntas do público, a maioria feita por pequenos fãs da série. E não pôde evitar uma das mais capciosas: qual seria a receita secreta do Hamburguer de Siri. Dessa o animador precisou se esquivar: “Nem eu mesmo sei, ela é secreta até para mim. Mas boa tentativa!”
 

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form