PT | EN

BLOG

Anima Mundi

Quem foi ao ANIMA MUNDI este ano descobriu que Robison Crusoe na verdade tem outro nome. O homem que inspirou Daniel Dafoe a escrever o clássico da literatura internacional se chamava Selkirk. O corsário escocês também inspirou o primeiro longa-metragem de animação feito no Uruguai, Selkirk, El Verdadero Robinson Crusoe, 2º Lugar na categoria Mehor Longa Adulto, pelo Júri Popular do Rio e de São Paulo. E quem for ao ANIMA MUNDI Curitiba também vai ter a chance de assistir a essa brilhante produção.

Walter Tournier animando Selkirik

Walter Tournier animando Selkirik

Dirigido pelo lendário Walter Tournier, o filme foi realizado com a técnica preferida do animador: o stop motion. “É trabalhando com stop motion que me sinto mais à vontade, eu adoro fazer a fotografia dos bonecos. Um dos grandes atrativos da animação é dar vida a elementos que não a têm“, resume Walter.

Ele já provou o quanto se sente bem com a técnica anteriormente no seu mais consagrado projeto: um série de curtas sobre os direitos da criança, que foi exibida em mais de 200 emissoras da América Latina. Essa atenção especial com a juventude é uma das preocupações de Tounier, hoje com 68 anos. O diretor acredita que a falta de produções latino-americanas nos cinemas afeta a autoestima dos jovens, que não têm muito com o que se identificar ao assistir a filmes estrangeiros.

Walter tem opinião forte sobre o assunto, “Não posso ser otimista em um continente onde a animação existe somente pela persistência e tenacidade de uns poucos realizadores, e não pelo fomento ou apoio que pode advir do estado. A animação latino-americana não existe em nossas telas, dominadas pelas realizações estrangeiras, que nada têm a ver com nossas culturas.”

E haja persistência! As filmagens de Selkirk levaram um ano e três meses para serem completadas. Mas nem tudo foi feito manualmente, os cenários foram inseridos digitalmente na pós-produção, o que consumiu mais alguns meses. O resultado de tanto trabalho pode ser visto no ANIMA MUNDI em Curitiba! Fique de olho na programação e boa viagem!

Processo de construção do navio de Selkirk

Processo de construção do navio de Selkirk

No ANIMA MUNDI Curitiba, Selkirk será exibido na segunda-feira (24/09), às 17h e na quinta (27/09), às 18h30. Para mais informações sobre o AM Curitiba, basta clicar aqui.

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form