PT | EN

Começa amanhã a parte mais animada do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. O evento propriamente dito teve início última quinta-feira (01/11), mas é nesse sábado (03/11) que as sessões de animação ganham as telas da mostra pela primeira vez.

Curta Cinema 2012

Ao todo, estão no programa 18 curtas animados, divididos em duas sessões: PANORAMA ANIMAÇÃO 1 e 2. De hoje até dia 8/11 essas duas sessões se revezarão em locais como Oi Futuro Ipanema, Ponto Cine e Centro Cultural da Justiça Federal.

Alguns dos filmes selecionados já são conhecidos da galera que passou pelo ANIMA MUNDI 2012 como Linear, Tram, Destimação e Zombirama. Mas também tem novidade por aí.

Destimação, de Ricardo de Podestá

Em Destimação, um papagaio é seduzido pelas belas imagens de uma caixa de luz e atrapalha a convivência mórbida do recinto

Uma delas é Lenhador (Drwal), do diretor polonês Pawel Debski. A história se desenrola em um lindo cenário entre mar, penhascos e floresta, o que dá uma beleza singular ao filme. O drama trata a história de um menino que tem seu pai, lenhador, como ídolo. Os dois vivem felizes sozinhos até que um dia o pai volta pra casa um homem mudado e tudo muda.

Lenhador, de Pawel Debski

Em Lenhador, o personagem não enxerga nada além de seu pai

Outro filme bem legal é Azia (Heartburn), da Itália. As diretoras Laila Sonsino e Valentina Branchetti misturaram desenho com stop motion pra alcançarem resultado estético ficou bem interessante. Alma é a personagem central da trama que se passa em uma sala luxuosa onde um almoço é servido. Todos na mesa encaram a refeição como se fosse uma marcha, mas Alma não consegue. Alegre, ela prefere quebrar a coreografia que vê a sua volta. Mas será que ela vence essa batalha?

Fora as sessões de cinema, também há várias atividades paralelas ao festival. No dia 07/11, por exemplo, Carlos Gregório, Elena Sóarez e Clarissa Campolina participam de um debate sobre composição de roteiro, da ideia inicial ao seu desenvolvimento. Pra ver tudo o que rola, a boa é entrar no site oficial do evento.

Espalhem pros amigos!