BLOG

Anima Mundi

E mais um ano vai chegando ao fim. É aquele momento de olhar pra trás e ver tudo o que foi bom e como podemos fazer um ano novo melhor ainda. Para a animação, foi um ano especial. Começamos janeiro já com a notícia de que um filme brasileiro, “O menino e o Mundo”, de Alê Abreu, foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Curta de Animação. O filme não levou a estatueta mas, com certeza, levou o nome a animação brasileira mais longe. Tanto q ue, em junho, o animador foi convidado para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Por aqui, tivemos a oportunidade de conversar com animadores incríveis em entrevistas super enriquecedoras. A primeira delas foi com o Wesley Rodrigues. Falamos também com Jorge Gutierrez, criador da identidade do Festival Anima Mundi deste ano. E, ainda: Vivian Altman, Guy Charnaux, André Hippert, criador da nossa logo, Andrei Duarte, que esteve no nosso Anima Forum na mesa de Voice Talent e, ainda, Paulo Muppet, da Birdo, que contou como estava a repercussão dos personagens Tom e Vinicius, durante as Olimpíadas 2016.

Em junho, para celebrar o amor, lançamos nas nossas redes sociais um concurso de gifs com o tema Dia dos Namorados. E a gente recebeu materiais incríveis.

https://media.giphy.com/media/3oEjHWUK1VNG5IzOG4/giphy.gif

Na TV, exibimos duas edições do programa Anima Mundi Brasil, no Canal Brasil. A sexta temporada ainda está no ar. Os programas são exibidos todos os sábados, às 21h30, com reprise nos domingos, às 12h e segundas, às 17h.

Na área de educação, tivemos algumas novidades: iniciamos o Ateliê de Desenho, curso fixo na nossa grade desde junho e ministrado pelo professor Carlito Machado. Iniciamos também uma parceria com o professor Bernardo Prata com o curso Design de Personagens, Além disso, tivemos edições dos nossos já tradicionais cursos básicos, avançado, para crianças e jovens. Nossos cursos também extrapolaram barreiras e deram rápidas saídas do Rio. Em parceria com a FTC, o Sebrae, Restaurante Casa di Vina e Origem Produtora realizamos o nosso curso básico em Salvador. Também fizemos uma edição do curso para crianças no SESC Triunfo, em Pernambuco, e uma do Básico para adultos no SESC Arcoverde, também em Pernambuco.

No seu 15ª ano, o Anima Escola levou a linguagem da animação para multiplicadores, professores e alunos em diversos locais do Brasil: Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Campinas e Barretos.

Nossas Oficinas Animadas também deram a muitas pessoas a oportunidade de ter o primeiro contato com animação. Estivemos, durante as Olimpíadas, na #CasaFarm, fomos para São Paulo no CCBB e na loja Melissa. No Rio animamos ainda o Museu do Amanhã com oficinas para jovens e idosos, Biblioteca Parque de Manguinhos, os eventos Mundinho Geek e Semana de Design e, ainda, a loja da Fábula no dia das crianças.

Na versão itinerante do nosso Festival, fomos para Salvador, Brasília, Fortaleza e Capivari de Baixo, em Santa Catarina, com sessões e oficinas. As sessões Anima Mundi também estiveram em outras cidades do Sul: Bela Vista (SC), Concórdia (SC) e Entre Rios do Sul (RS) além dos evento Gibicon, nos CEUs da Spcine e no Sesc Consolação;

Além de tudo isso, ganhamos também um novo espaço na internet. Lançamos, em outubro, um novo site. Por aqui, é possível conhecer todas nossas iniciativas, cursos, novidades e muuuuito mais fotos da nossa história.

 

Festival Anima Mundi

A realização das Olimpíadas nos levou ao desafio de realizar o Festival em outra época do ano. A 24ª edição do Anima Mundi aconteceu de 25 a 30 de outubro no Rio de Janeiro e de 2 a 6 de novembro em São Paulo. No Rio de Janeiro, ganhamos a cidade! Tivemos sessões em 10 locais, desde Zona Norte, passando pelo Centro, Zona Sul e Zona Oeste. A cidade ficou, literalmente, muito animada. Em São Paulo, estivemos no Caixa Belas Artes e na Cinemateca Brasileira. Mas, mais detalhes de tudo que aconteceu você pode ver nesse post, além de conhecer mais sobre nossos convidados aqui e como foi o Anima Forum aqui.

Ufa! Foi um ano muito intenso. Estivemos em diferentes de cidades, levamos a linguagem da animação para mais gente e nos encontramos com mais animaníacos por aí. E, claro, ter vocês com a gente deixou essa história muito mais bonita. Em 2017, o trabalho continua. E a gente espera ter uma retrospectiva mais animada ainda pra compartilhar com vocês. Nos vemos lá!

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form