PT | EN

BLOG

Anima Mundi

O plano. Quem disse que um tema tão abstrato como esse não pode ser o mote de uma animação? Plato, de Léonard Cohen é uma ode à linha, à perspectiva e à imaginação. Este Cohen não é o famoso cantor canadense, e sim um animador francês. Seu curta-metragem foi exibido nas cidades pelas quais passou o ANIMA MUNDI, e estará na programação de Curitiba, na sessão Curtas 4.

Plato

O filme francês ganhou Melhor Filme de Estudante no Festival de Animação de Annecy

A animação feita com desenho e stop motion é um curta de graduação da Ecole Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, feito por Léonard. Uma de suas inspirações foi a série de animação La Linea, de 69. Cada capítulo feito por Osvaldo Cavandoli tinha a duração de dois minutos. E nem precisa dizer que tudo girava em torna de uma linha, sempre contínua. Toda a história se desenrola a partir dela.

Outra curta com uma ideia central parecida foi citado por Cohen como uma referência. Seiltänzer, do alemão Raimund Krumme – que também já teve filme exibido no ANIMA MUNDI –, no qual dois personagens se movem em torno de uma forma simples, que muda de significado dependendo da perspectiva.

O mesmo ocorre em Plato. A briga do personagem principal com a perspectiva é constante. Com o lápis na mão ele desenha em busca da forma perfeita, até se deparar com um cubo, que ao ser desenhado com três dimensões salta do papel para a realidade, e é aí que entra o stop motion.

Uma das interpretações para o confronto do homem com o lápis seria uma metáfora para a própria posição do animador perante a linha: uma briga árdua, que parece brincadeira. Mas não é. A recompensa, porém, pode ser grande: Léonard venceu a batalha com a linha, e produziu uma animação interessante, que acabou levando o prêmio de Melhor Filme de Estudante no Annecy International Animation Festival. Se estiver por Curitiba entre os dias 21 e 27 deste mês de setembro, esperamos você para conferir essa história no ANIMA MUNDI! Em breve, mais informações.

Não fique encurralado: veja a animação no ANIMA MUNDI

Não fique encurralado: veja a animação no ANIMA MUNDI

 

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form