PT | EN

BLOG

Anima Mundi

Nada como fechar o ano com um pouquinho de nostalgia, né? Olhar para trás e relembrar o que marcou nosso ano é um exercício super positivo, que nos ajuda a identificar momentos de ouro em nossa jornada. Pensando nisso, a equipe do ANIMA MUNDI selecionou os 10 melhores filmes que passaram por nossas telonas em 2012. Senta, relaxa e vem com a gente nessa retrospectiva muito animada!

1.  Head Over Heels (De Pernas para o Ar) – Tim Reckart / Reino Unido
O grande vencedor do ANIMA MUNDI 2012 e pré-qualificado ao Oscar. Conta a história sobre um casal que vive de uma maneira…diferente. Com um roteiro incrivelmente sensível, retrata de maneira inteligente a problemática que muitos casais vivem ou já viveram. Leia mais sobre este filme que fez muita gente sair do cinema emocionado!

 

 

2. Linear – Amir Admoni / Brasil
Curta brasileiro vencedor do Prêmio Carlos Saldanha de Melhor Curta-Metragem Brasileiro e 1° e 3° lugar na categoria Melhor Animação Brasileira no ANIMA MUNDI 2012. “Linear” conta a história de um pequeno ser que, carregando rolo e tinta, vive a vida pintando faixas de trânsito. Essa é uma brilhante alegoria que Amir Admoni, diretor do curta, achou para traduzir o que para ele é a arte de animar. Leia mais sobre “Linear” aqui.

 

 

3. Bon Voyage (Boa Viagem) – Fabio Friedli / Suíça
Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro da edição de 2012 do festival. Com uma estética bastante particular, não é de se surpreender que essa animação figurasse os nossos 10 mais. O curta faz uma análise interessantíssima sobre como os refugiados são tratados na Europa.

 

 

4. A Morning Stroll (Um Passeio Matinal) – Grant Orchard / Reino Unido
Grande vencedor do prêmio de Melhor Direção do ANIMA MUNDI 2012. Um morador de Nova Iorque passa por uma galinha em seu passeio matinal. Mas, espera aí. Qual dos dois seria o verdadeiro urbano? Baseado no livro “True Tales of American Life” de Paul Auster, “Um Passeio Matinal” é um daqueles filmes que deve-se admirar!

 

 

5. Arrugas (Rugas) – Ignacio Ferreras / Espanha
Vencedor do primeiro lugar de Melhor Longa Adulto, “Rugas” tem um roteiro que não é direcionado aos pequeninos! Uma clínica de assistência a idosos é o cenário escolhido por Ignacio Ferreras para promover reflexões sobre valores humanos como a amizade e a força interior de cada um.

 

 

6. A Turma da Selva – Operação Banco de Gelo – David Alaux; Eric Tosti / França: Grande vencedor na categoria de Melhores Longas Infantis, “A Turma da Selva” conta a história de Maurice, um pinguim-tigre, que se une aos seus amigos em uma jornada para salvar sua aldeia das morsas do mal.

 

 

7. Noodle Fish – Kim Jinman / Coréia do Sul
Mais um ótimo filme importado do oriente! Nele, um peixinho é desafiado a começar uma jornada para descobrir o mundo fora da água e crescer. Apesar de aparentemente simples, a história nos faz questionar o que é a liberdade e a realidade.

8. Ernesto e os Dentes de Leite – Corinne Ladeinde / Reino Unido: Um dos curtas premiados entre os Melhores Curtas Infantis, a animação de Corinne Ladeine conta a divertida história do simpático Ernesto, um menino que quer se livrar dos seus dentes de leite. Uma missão aparentemente fácil, mas que vai dar muita dor de cabeça ao nosso protagonista! Divertidíssimo, mais um título imperdível da nossa lista!

 

 

9. Kali, O Pequeno Vampiro – Regina Pessoa / Portugal/França/Suíça
Com uma estética sombria e traços muito marcantes, esse curta foi apresentado no nosso papo animado com Abi Feijó, que participou de sua produção e edição. Kali é um menino bastante diferente dos outros, mas que como todos nós precisa enfrentar seus medos como um processo de mudança. Dá uma olhada na estética super interessante desse curta:

 

 

10. Marcelo Marão
Esse grande animador foi o nosso homenageado do ANIMA MUNDI 2012 e participou do papo animado no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Sua primeira animação, “Cebolas São Azuis”, foi exibida na edição de 1996 do ANIMA e recebeu a Menção do Júri Popular, algo até então inédito para filmes brasileiros. Que estreia, hein? Depois que foi dada a largada, Marão trabalhou com animação para publicidade, filmes sem nenhuma interferência digital e escreveu sua jornada no mundo da animação de uma maneira incrível. Vale saber mais sobre esse brilhante artista, então dê uma passadinha em seu site e no artigo que escrevemos sobre uma de suas participações no festival. Abaixo, o trailer de seu filme “Eu Queria Ser um Monstro”:

 

 

Quanta coisa boa rolou no mundo da animação em 2012! Nesse fim de ano a equipe do ANIMA MUNDI deseja a todos um excelente Natal e um Ano Novo bastante animado! Que em 2013 tenhamos a oportunidade de trocar ainda mais sobre essa maravilhosa arte que nos move e nos inspira a ver o mundo de uma maneira fantasticamente diferente.

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form