PT | EN

Temos um milagre animado de Natal! Em 1927, Walt Disney fez um filme chamado Empty Socks, mas ele acabou sendo perdido… Agora, 87 anos depois, o curta foi identificado na Biblioteca Nacional da Noruega, em Mo i Rana. Dá pra acreditar?

Dinsey

No filme, Oswald se veste de papai noel para comemorar o Natal com crianças orfãs!

Mas o milagre não é de Natal só porque aconteceu em dezembro, tão perto da data. Tem mais: esse foi o primeiro filme temático natalino feito por Disney, sabia? Ele retrata as comemorações de Oswald the Lucky Rabbit, personagem criado antes mesmo de Mikey Mouse e que apareceu em 26 filmes de Disney e Ub Iwerk. O milagre continua: Empty Socks foi feito de nitrato de prata, material altamente inflamável usado nos primeiros filmes, sendo muito perigoso de se manipular e difícil de ser preservado. É incrível que tenha sobrevivido por tanto tempo!

O filme surgiu, primeiramente, em 2008, em meio ao trabalho de digitalização da biblioteca. Na época, entretanto, não se sabia que era um tesouro cinematográfico perdido. Foi só nesse dezembro que surgiu a possibilidade de ser uma filmagem de Felix the Cat, mas o cartoonista e editor David Gerstein logo o identificou como um filme de Oswald. Antes do achado, o único trecho conhecido era uma passagem de 25 segundos guardada no Museu de Arte Moderna de Nova York. Infelizmente, continuam faltando 30 segundos do filme… Mas ele não deixa de ser um tesouro, é claro!

Disney

Em 2011, um desenho de Oswald foi encontrado em acervo de filmes do Reino Unido!

Empty Socks foi parar na Noruega em 1929, quando foi feita uma exibição no país. O mesmo aconteceu em outros lugares, mas as cópias se perderam. Felizmente, o filme encontrado passou para a posse de um privado e, com o tempo, acabou na coleção do Instituto de Cinema Norueguês, que deu o arquivo para a Biblioteca Nacional. Seguindo sua trajetória, uma cópia digitalizada foi mandada para a Disney. Um presentão de Natal!