PT | EN

BLOG

Anima Mundi

A Rio+20 terminou e teve como acordo final um documento chamado O futuro que queremos. Diversos movimentos sociais e alguns líderes entretanto, o consideraram pouco corajoso. Mas calma, nem tudo está perdido. Este ano no ANIMA MUNDI a maioria dos filmes do Futuro Animador tocam na questão ambiental. Nessa categoria são selecionados os melhores filmes feitos por crianças e adolescentes. Pelo visto o futuro que queremos pode se concretizar.

Cena de Nôs Terra

No filme feito por crianças da ilha de Santiago a história do início da humanidade já mostra a consciência de que tudo é uma coisa só: o homem é feito do barro

Filmes de diversos países se inscreveram, e Cabo Verde tem apenas um representante, mas de peso. O curta-metragem Nôs Terra celebra o equilíbrio da vida ligada à natureza, com depoimentos de crianças da pequena ilha de Santiago. Elas compartilham experiências de quem tem a terra como fonte de subsistência, e as ilustram com desenhos próprios. Há também stop motion com materiais como argila e milho.

O curta Le Monde Sauvage d’ Hawai também explora o stop motion com objetos. As crianças belgas construíram animais com velharias diversas, como telefones, canos, fitas etc. No melhor estilo Vik Muniz. Além disso, criaram desenhos e máscaras celebrando a diversidade da fauna do Havaí. O interessante é que tudo isso foi feito a partir de apenas sons dos animais. Melhor que uma aula de ciências, certo?

Le Monde Sauvage d’ Hawai

Como reaproveitar objetos velhos? Por quê não construir animais e fazer arte?

O Brasil também não está por fora dessa, pelo contrário. Ao todo são 22 curtas-metragens feitos por crianças e adolescentes que serão exibidos no ANIMA MUNDI. Um deles é A Garça Graçafeito pelos alunos do Escola Municipal de Ensino Fundamental Tânia Pôncio Leite, situada em Cariacica, uma pequena cidade do Espírito Santo. Durante um sonho da menina Graça, os animais ganham voz e a contam como a poluição os prejudica.

A Garça Graça

Os filmes brasileiros são maioria no Futuro Animador 2012

Seja em Cabo Verde ou em Cariacica, a consciência do momento crucial em que vivemos está presente nas pequenas cabecinhas, que são pequenas só no tamanho. Você poderá assistir as animações destas grandes cabeças no ANIMA MUNDI deste ano. É só procurar as sessões do Futuro Animador. Grandes cabeças, grande futuro.

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form