PT | EN

BLOG

Anima Mundi

O ANIMA MUNDI 2014 já está bem pertinho. E esse ano, nosso visual é bem colorido e cheio de vida. Mas você sabe quem é o cara por trás dessa arte toda? Duas dicas: é brasileiro e já participou de animações populares como Madagascar e Kung Fu Panda.

Toda a identidade visual desse ano exalta a natureza e as cores. O nosso artista disse que resolveu criar uma metáfora para o festival. “A ideia foi criar um paralelo num universo que representasse essa coisa enorme que é o ANIMA MUNDI: filmes de todas as partes do mundo, convidados de relevância internacional, isso tudo concentrado em poucas semanas”, explicou. Então ele decidiu trazer flores diversas e pequenos animais para tentar mostrar a festa que é nosso festival.

A identidade visual do ANIMA MUNDI 2014 foi pensada como uma metáfora de diversidade, característica do festival

A identidade visual do ANIMA MUNDI 2014 foi pensada como uma metáfora de diversidade, característica do festival

E aí? Pelos traços, dá para perceber quem é a mente criativa por trás desses desenhos? Acertou quem respondeu Ennio Torresan! Olha só como ele mesmo definiu suas inspirações:

“As flores e os insetos desse jardim animado representam, de uma forma livre e alegre, a festa que é o festival. O beija-flor representa o filme, o aparelho transmissor entre o criador e o público. É o que capta e joga na tela.”

Mas quem é esse cara aí?

O Ennio é chefe de storyboard na DreamWorks, o que significa que ele cuida das histórias desde o início. Essa é considerada uma das das posições mais complexas na produção de um longa, porque exige conhecimento de dramaturgia, câmera, iluminação e efeitos especiais. Lá, ele participou da trilogia Madagascar, Kung Fu Panda, Megamente e Turbo.

O carioca radicado nos EUA trabalha como chefe de storyboard nos estúdios da DreamWorks

O carioca radicado nos EUA trabalha como chefe de storyboard nos estúdios da DreamWorks

A relação de Ennio com o ANIMA MUNDI começou em 1993, quando lançou seu primeiro curta, El Macho. O filme ganhou diversos prêmios em festivais internacionais, inclusive Annecy, e isso levou o cara para os estúdios americanos. Lá, ele trabalhou em grandes estúdios de animação. Até chegou a ganhar um Emmy por um desenho que dirigiu para a Disney, o Teacher’s Pet.

Ennio voltou ao Brasil no ano passado para participar de uma homenagem do nosso festival. Aqui ele participou de um Papo Animado, além de ministrar uma Masterclass – Nas trincheiras do Storyboardquando dividiu com o público os segredos do processo de criação de um storyboard.

Quando passou por aqui, no ano passado, o Ennio conversou com a gente. Confira nosso papo com ele:

Sua passagem pelo Brasil se completou no Festival de Cinema de Gramado. Lá, o filme Até que a Sbórnia nos Separe, em que assina a direção com Otto Guera, ganhou os prêmios de Melhor Longa-Metragem Brasileiro pelo Júri Popular e de Melhor Direção de Arte para filmes nacionais.

Em falar nisso, é bom deixar avisado que Até que a Sbórnia nos Separe é presença garantida na edição deste ano de nosso festival. E é bom anotar na agenda que o ANIMA MUNDI acontece entre os dias 25 de julho e 03 de agosto no Rio de Janeiro. A partir do dia 06 até 10, é a vez de São Paulo receber os filmes e toda a programação do maior festival de animação das Américas.

Não vai querer perder, né? 🙂

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form