BLOG

Anima Mundi

Adam Pesapane nasceu em 1973, foi criado em New Jersey e estudou literatura inglesa na Universidade da Virginia. Em 2002 ele resolveu fazer sua primeira animação: um stop motion de duas cadeiras que fazem sexo. E virou o PES. No ANIMA MUNDI 2012, ele é um dos convidados do Papo Animado.

PES é hoje conhecido como um dos grandes animadores de stop motion de sua geração. Mas peralá: Pesapane acha que ser chamado de animador é um pouco limitante. Ele se considera contador de histórias e artista. O que não é mentira.

Auto-retrato de PES: nada é o que parece

Auto-retrato de PES: nada é o que parece

As histórias de PES são contadas através, principalmente, dos materiais que ele utiliza. Em suas animações objetos cotidianos recebem funções inusitadas. Granadas servem para fazer guacamole e o clássico pega varetas é servido como espaguete.

É o material utilizado que faz a diferença, por exemplo, em Roof Sex, o vídeo citado anteriormente com o qual o artista ganhou o prêmio de Melhor Primeiro Filme no Festival Internacional de Annecy. Mas para esse americano os prêmios não importam muito.

Na entrevista que deu para o catálogo do ANIMA MUNDI 2012, que poderá ser adquirido nas lojas durante o festival, ele contou que prêmios refletem a opinião de um grupo restrito. Para o artista, a internet é o único espaço ainda realmente democrático. A democracia pelo visto ama PES: seu último vídeo Fresh Guacamole postado há quatro meses já tem mais de 5 milhões e meio de acessos no Youtube.

Todo esse sucesso é ainda mais impactante se considerarmos o pouco tempo que este ex-estudante de literatura está no ramo da animação. Na entrevista ele ainda conta que começou por acaso. Um dia simplesmente imaginou duas cadeiras fazendo sexo e resolveu fazer um curta sobre isso. Ele não queria deixar a ideia na mão de outra pessoa com medo de que o resultado não fosse o desejado. Resolveu então fazer sozinho, mesmo nunca tendo estudado ou produzido nenhuma animação e com pouquíssimo dinheiro à disposição.

Prova de que não é necessário muita grana nem experiência para se fazer uma boa animação. Hoje, dez anos depois, ele já tem muitos outros vídeos no currículo, como comerciais para a Nike e Bacardi, e seus grandes curtas autorais. Além de ver sua palestra no Papo Animado, você também pode participar da Masterclass com esse expert do stop motion. Inscreva-se aqui.

PES - Roof Sex

No mundo de PES nada parece ser o que é: a granada é feita de abacate e a semente é uma bola de bilhar

Muito planejamento na cabeça e uma câmera na mão: os rascunhos de Roof Sex

Comentem!!

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form