BLOG

Anima Mundi

O principal elemento para uma boa animação é a criatividade! Com uma boa história e um toque de arte, qualquer um pode fazer um filme animado. Pensando nisso, foi criado o MUAN (Manipulador Universal de Animação), um software grátis e com código livre para que você possa fazer sua animação quadro-a-quadro. Como o programa tem versões que rodam em Linux, Windows e Mac, não tem mais desculpa para não fazer sua própria animação! Agora, todo mundo pode ser um animador!

MUAN

A interface do MUAN é simples e intuitiva

O programa surgiu de uma parceria que deu muito certo! O Anima Mundi, a IBM e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) se juntaram para desenvolver um software que permitisse a criação, edição, manipulação e visualização de animações, tudo em um curto espaço de tempo. Em 2007, depois de cinco anos de muito trabalho, nascia o MUAN. Com certeza deixou a vida da gente muito mais fácil!

O programa é muito simples de usar! Então, não tem mais desculpa para deixar seu projeto no papel… Para baixar o MUAN, basta clicar na imagem abaixo e escolher seu sistema operacional.

MU_slide1

Essa mãozinha veio em boa hora…

A história do MUAN se confunde com a do Anima Mundi. Desde a primeira edição, o festival oferece oficinas grátis para o público: o Estúdio Aberto. As animações ali produzidas precisavam ser editadas e exibidas com agilidade. Tentamos praticamente todas as opções disponíveis, da revelação instantânea da película 16mm ao uso de equipamentos importados de última geração.

Em 2001, com a ideia de democratizar a produção de animação no Brasil através das escolas públicas, foi criado o Anima Escola. Mas, depois disso, o custo dessas alternativas se tornou um sério problema… Por isso, começamos a correr atrás de uma solução mais em conta! Com o MUAN, a gente conseguiu resolver esse problema. E por tabela, ainda ajudamos quem não tem grana para tirar sua animação do papel, já que o programa é gratuito e livre.

Anima Mundi 2014

Uma das nossas oficinas, no Anima Mundi 2014!

Mas e o que é esse negócio de ANIMA ESCOLA? 

O projeto criado pela equipe do Anima Mundi oferece cursos e oficinas de animação para alunos e professores. A intenção é que eles possam produzir os seus próprios filmes de animação dentro da sala de aula.

Confira baixo, um dos vídeos produzidos no ANIMA ESCOLA usando o MUAN:

O que a gente do Anima Mundi acredita é que a linguagem da animação deve estar presente na escola como fonte de conhecimento, e não apenas como um recurso didático. Esse tipo de prática, quando oferecida na escola, ensina muito e possibilita novas formas de expressão a professores e alunos. Isso os ajuda a viver na sociedade contemporânea, que,  como gente sabe, é marcada pela forte presença do audiovisual.

Achamos que a metodologia desenvolvida para a produção de filmes animados estimula o desenvolvimento de diversas habilidades e competências fundamentais para a vida de crianças e de jovens, como a criatividade, o planejamento, poder de síntese, abstração, concentração e comunicação.

Sem contar que, se um filme animado é legal ver, deve ser mais legal ainda fazer a nossa própria animação, não é? Então, que tal começar hoje mesmo?

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form