BLOG

Anima Mundi

Nesta terça, o ANIMA MUNDI Rio invade a Fundição Progresso. E é lá que a maioria dos eventos de nossa extensa programação vai acontecer. Um exemplo é o Anima Forum, com suas palestras, mesas redondas e as Masterclasses.

A Fundição Progresso é um dos quatro espaços culturais da cidade que vai abrigar o ANIMA MUNDI 2014

A Fundição Progresso começa a abrigar o ANIMA MUNDI 2014 a partir do dia 29/08, com a maioria das atividades do festival

No ANIMA FORUM, cada dia da semana é dedicado a um tema especial. Ao todo, são quatro: A cauda longa dos curtas; A “integranimação” Latino-americana; Projeto SEA e, finalmente, Animação & Games. O melhor disso tudo é que cada mesa redonda tem uma mostra especial ligada a ela. E a gente convida você a conhecer uma por uma!

A Cauda Longa dos Curtas

Sabe aquele longa animado que você viu no cinema? A ideia dele pode ter nascido a partir de um curta. Esta mesa pretende discutir a importância do curta-metragem para o mercado audiovisual e, especialmente, para a animação. E para complementar os debates, uma sessão especial traz uma seleção de alguns curtas significativos na história da animação brasileira a partir dos anos 1980, comprovando a relevância do formato para a geração de produtos, oportunidades e desenvolvimentos.

O curta Meow! do diretor Marcos Magalhães é o mais antigo da seleção, de 1981. Ao ganhar o inédito Prêmio Especial do Júri em 1982 no Festival de Cannes, chamou a atenção para as possibilidades internacionais da animação brasileira. Já no ano de 1985, o curta Quando Os Morcegos Calam, feito por um estreante durante o curso do acordo Brasil-Canadá, conseguiu carreira internacional brilhante com um prêmio no festival de Hiroshima.

Também está na lista o filme Planeta Terra, de 1986, que reuniu pela primeira vez a comunidade brasileira de animadores (cerca de 30 profissionais) para a realização de um filme coletivo em homenagem ao Ano Internacional da Paz da ONU. Quem for assistir à sessão especial também vai poder conferir os curtas Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas) e Minhocas, ambos de 2005, Tyger, de 2006, Passo, de 2007 e, finalmente, o curta Meu Amigãozão, de 2008.

Confira o trailer da série Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas), que nasceu a partir do curta de mesmo nome:

Quando e onde?

Rio de Janeiro: Fundição Progresso – Sala 3 (29/07 – 20h)

Fundição Progresso – Sala 3 (03/08 – 17h)

São Paulo: Espaço Itaú de Cinema Augusta – Sala 2 (08/08 – 17h)

 

A “integranimação” Latino-americana

Essa mesa vai discutir a importância da relação entre diretores, produtores e animadores da América Latina e o trabalho que muitos deles têm feito em parcerias que têm resultado em produções cheias de qualidade. A discussão serve também para inspirar a busca de conexões e co-produções com nossos “hermanos”.

Para demonstrar que a América Latina é um povo só, a gente escolheu alguns curtas que que já passaram por nosso festival em edições passadas. Eles já fizeram sucesso quando foram exibidos aqui no passado e, com certeza, vão fazer de novo. A mostra especial conta com dois curtas vindos do Chile, dois da Argentina, um do Uruguai, um da Colômbia e outro direto do México.

O curta colombiano Mi Abuela está em cartaz na mostra especial Integranimação América Latina

O curta colombiano Mi Abuela está em cartaz na mostra especial A “Integranimação” Latino-americana

Quando e onde?

Rio de Janeiro: Fundição Progresso – Sala 3 (30/07 – 20h)

Fundição Progresso – Sala 3 (03/08 – 20h)

São Paulo: Espaço Itaú de Cinema Augusta – Sala 2 (06/08 – 17h)

 

Projeto SEA

Essa mesa traz para o Anima Forum o projeto inovador que começou a ganhar formas em fevereiro deste ano, quando cinco conceitos originais para novos universos de animação foram desenvolvidos. A experiência aconteceu em um laboratório multicultural de duas semanas e reuniu trios criativos, cada um formado por um brasileiro, um japonês e um europeu.

O Projeto SEA (South America, Europe & Japan) é resultado da parceria entre a The Animation Workshop (Dinamarca), Office H (Japão) e Anima Mundi (Brasil). As união serviu para demonstrar que é possível quebrar barreiras culturais e comerciais através da linguagem da animação.

Os universos resultantes já estão em vias de desenvolvimento e comercialização e serão apresentados em pitchings feitos pelos participantes brasileiros. A partir daí, vamos avaliar os ajustes e aperfeiçoamentos a serem feitos nas próximas edições do SEA.E  para demonstrar o quanto essa galera é criativa serão exibidos trabalhos dos diretores que estão entre os participantes do projeto.

O curta Ritos de Passagem já passou por nosso festival e faz parte da mostra do Projeto SEA

O curta Ritos de Passagem já passou por nosso festival e faz parte da mostra do Projeto SEA

Quando e onde?

Rio de Janeiro: Fundição Progresso – Sala 3 (31/07 – 20h)

Fundição Progresso – Sala 3 (03/08 – 18h30)

São Paulo: Espaço Itaú de Cinema Augusta – Sala 2 (07/08 – 17h)

 

Animação & Games

Essa mesa tem o objetivo de discutir a relação que existe entre o universo da animação e o dos games. Animadores criam seus filmes para compartilhar um percurso narrativo com o público por um universo imaginado por eles. Já os programadores transformam universos imaginários em algoritmos e pixels, para que os apaixonados por jogos vivam trajetórias e experiências muito diversas e infinitas.

A verdade é que games e animação têm muita coisa a ver. Por isso estas duas indústrias fortes e semelhantes estão juntando mais as suas habilidades e competências a cada dia, gerando novos produtos, plataformas e mercados. E para dar uma amostra de como esses universos se encontram, o curador dessa mostra especial, Arthur Protásio, que também é moderador da mesa, selecionou 31 vídeos. A grande maioria deles é brasileiro. A exceção fica por parte de apenas dois: o curta dinamarquês Trainbombing, que inspirou o bem-sucedido game Subway Surfers, e o vídeo A Pessoa mais poderosa do Mundo, produzido na Austrália.

O curta Trainbombing inspirou o game de sucesso Subway Surfers e está na lista de vídeos na mostra Especial Animação & Games

O curta Trainbombing inspirou o game de sucesso Subway Surfers e está na lista de vídeos na mostra Especial Animação & Games

Quando e onde?

Rio de Janeiro: Fundição Progresso (01/08 – 20h)

Todas as sessões têm entradas a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Garanta seus ingressos e não perca por nada essas sessões mais que especiais!

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form