PT | EN

Má notícia para o mundo da animação. Morreu em São Paulo na última quarta-feira (3) Flávio Del Carlo, figura importantíssima no cenário da animação brasileira e homenageado do ANIMA MUNDI em 2004. Último trabalho de Flávio, o curta TRAC! será exibido nesta edição do festival, na sessão Panorama.

Morreu em São Paulo na última quarta-feira (3), vítima de um câncer, Flavio Del Carlo

Flávio, um dos expoentes da geração de animadores dos anos 80, durante homenagem no ANIMA MUNDI 2004

O paulista iniciou sua carreira nos anos 70, com seu trabalho marcado pelo experimentalismo entre técnicas de animação ainda no formato Super-8. Ele trabalhava sobretudo com desenho animado 2D,  – em acetato, que era a técnica do século passado – sempre com seu estilo psicodélico e sarcástico.

Dentre os vários prêmios da carreira, destaque para o de Melhor Animação no Festival de Havana, em 1993, por “Squich!”. Em Gramado, ganhou Melhor Filme por “Paulicéia“, em 1978, e Melhor Curta-metragem por “Tzubra Tzuma“, em 1983.

Na telinha, foi responsável pelas vinhetas da série Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, entre 1989 e 92. Dois anos depois, realizou a abertura e esquetes do programa Castelo Rá-Tim-Bum, inspirado em seu antecessor. Ainda na mesma emissora, criou e dirigiu a abertura e todas as vinhetas do infantil “Glub-Glub“.

Flávio se foi, mas o seu trabalho continuará a inspirar a todos nós.