BLOG

Anima Mundi

Aqui no Anima Mundi, a gente adora estimular o nascimento de novos animadores, afinal,  queremos espalhar animação pelo mundo inteiro! Por isso, em 2014, como iniciativa do Senai Rio, a gente apoiou a Maratona Animada Firjan/Senai. Já ouviu falar? É um concurso para que estudantes e profissionais de audiovisual realizem suas próprias criações animadas. Bacana, não é mesmo?

Firjan

As equipes vencedoras foram apresentadas na cerimônia de encerramento do Anima Mundi

César Coelho, um dos diretores do Anima Mundi, em uma palestra às equipes participantes, falou que o mercado de animação demanda cada vez mais profissionais: “vocês são o presente e o futuro dessa indústria. A Maratona Animada pode ser uma grande oportunidade para quem quer entrar no mercado de animação”. 

Para que todos começassem bem, Marcelo Marão e Diego Akel ministraram uma super palestra sobre as técnicas de animação, dando dicas para o maior desafio dos concorrentes: criar uma animação em apenas sete dias! Temos certeza que os participantes sairam de lá muitíssimo inspirados!

O desenhista e animador Marcelo Marão dará uma palestra aos participantes da maratona onde falará sobre técnicas de animação

Nicole Schlegel, que, junto de Antônio Screiber, ganhou 3º lugar no concurso, conta que “apesar de trabalharmos com a criatividade, o pouco tempo foi essencial. Na correria, a gente concentra e vai”

Marcelo Marão é desenhista e animador, mas começou, ainda em seus tempos de estudante, fazendo histórias em quadrinho. Depois, passou para a produção de curtas e, em 2000, foi premiado no Anima Mundi com o curta Chifre de Camaleão. Diego Akel é outro animador brasileiro com trabalhos incríveis! Ele mistura, em uma mesma produção, ilustração, artes plásticas, fotografia e animação, sendo um ícone da animação experimental brasileira.

Na palestra, Marcelo Marão lembrou que o mais importante em uma animação não é o tempo, mas sim a qualidade. Ficam aí algumas dicas de quem é craque para os futuros animadores: “não deixem de assistir ao material enquanto ele ainda está sendo produzido. Normalmente o que é mais divertido para o animador criar, será para quem irá assistir” e “tentem abordar o tema da forma mais ampla e honesta possível, fazer algo que vocês gostem de qualquer maneira“.

Akel falou que os participantes deveriam valorizar os conhecimentos que já dominam, fazendo o melhor possível com o que já têm. “Pensem que esse vai ser o primeiro filme de uma possível carreira de vocês. Mesmo para os que não serão premiados, essa já será uma experiência inesquecível“.

Akel Estúdios

Desde 2002, Akel também ministra cursos, oficinas e palestras e participa de mesas de discussão, percorrendo inúmeros eventos no Brasil

Nesse mesmo dia, as equipes descobriram também o tema dos curtas: Tipos Cariocas. Dá pra animar muito com isso, né? O objetivo era a criação de personagens típicos do Rio de Janeiro, fazendo uma animação criativa e bem-humorada. Mas um elemento era obrigatório: um pombo em movimento precisava aparecer em algum momento dos curtas.

Os talentosíssimos vencedores ganharam prêmios que com certeza vão ajudar muito na sua carreira: o primeiro lugar ganhou 10 mil reais, o segundo, 6 mil, e o terceiro, 4 mil. Mas isso não é só! Todos os vencedores foram premiados com bolsas de estudo para cursos no SENAI Laranjeiras e no SENAI Maracanã. Quase garantido virem por aí futuras estrelas da animação brasileira, não é mesmo?

Premiação

Marivane Curvello, gerente executiva do SESI/SENAI Laranjeiras, disse que, devido à importância do setor, “tentamos estimular e fomentar a produção de curtas de forma criativa. Podemos dizer que essa primeira edição do concurso já foi um sucesso, com 366 pessoas inscritas”

Agora, vamos aos vencedores: a primeira colocação ficou o curta Tanto Faz, de Lucas Ribeiro e Lucas Pelegrineti, que formaram a equipe Impromptu. De acordo com Lucas Ribeiro, o objetivo da dupla foi “brincar e combater os estereótipos cariocas, mostrando que todo mundo pode ser como quiser”.  O segundo lugar foi para o grupo Rapaziada, com o curta Cariocas, e o terceiro, para a a Equipe Correria Braba, que criou Alguns Estilos Cariocas.

E aí, gostou dessa iniciativa animada? Se tudo der certo, essa será apenas a primeira de muitas outras edições do projeto. Como disse Marcos Magalhães,  “nesse primeiro ano da Maratona Animada, vimos que houve uma adesão e resposta grandes para o desenvolvimento de trabalhos. É o que podemos chamar de animação, no sentido da palavra, para produzir e fazer tudo de forma rápida”.

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form