PT | EN

Lembra que, há alguns meses, a gente anunciou o crowdfunding do talentosíssimo PES? Também te contamos que, graças a muita ajuda animada, ele conseguiu todos os fundos que precisava para completar seu novo curta, Submarine Sandwich! Agora, esse mestre do stop motion terminou sua produção e o filme já está disponível online, para todo mundo que é fã poder assistir.

Como em seus outros curtas, a ideia central é dar funções completamente inusitadas a objetos aleatórios. Dessa vez, ele quis fazer o sanduíche perfeito! Consegue adivinhar o que o cara usou? Uma luva de box, uma bola de futebol e muito mais. Uma receita difícil de se imaginar! Então o melhor é olhar o cozinheiro com a mão na massa:

PES começou a animar sem nenhuma experiência, sabia? Ele teve uma ideia que simplesmente tinha que ser posta em prática, mas ficou com medo de passar para outra pessoa e não ter o resultado que tinha imaginado. Então, com pouquíssimos fundos e nenhum estudo, nasceu Roof Sex. O sucesso foi enorme: o curta ganhou o prêmio Melhor Primeiro Filme, em Annecy, e chegou a quase três milhões de visualizações.

Depois disso, o cara resolveu ficar no mundo mundo animado. Com associações geniais, ele transforma objetos cotidianos de um jeito quase impossível de se imaginar. A maior paixão dele é por seus filmes autorais, mas PES também trabalha com publicidade. Assim, ele garante os fundos para suas próprias produções. Seus filmes são como experimentos que ele quer colocar em práticas só para ver se funcionam. Nas palavras de PES, é uma brincadeira, é como ser uma criança gigante. 

Segundo o artista, seu processo criativo geralmente começa com uma imagem que vem a sua cabeça e pela qual ele acaba se apaixonando. Submarine Sandwich começou a ser bolado depois de uma visita ao MoMA, quando ele viu um fatiador de frios e ficou pensando no que o objeto poderia cortar. Sabe qual foi a primeira coisa que veio a cabeça dele? Luvas de box!

Sobre a seleção de objetos, PES contou que ele nunca procura por caos ou aleatoriedade. Ele tem sempre um sentimento de que os mundos vão juntos, tipo um quebra-cabeça, como se tudo pertencesse de alguma forma.

Quer conhecer melhor PES? Então confere o canal do youtube dele, seu site e essa entrevista que ele deu para a gente!