BLOG

Anima Mundi

A chegada do ANIMA MUNDI está movimentando a rotina da Fundição Progresso. A casa, tombada pelo IPHAN, é uma das mais tradicionais do bairro da Lapa e acolhe diferentes tipos de eventos culturais. Há poucos dias da 21ª edição do festival, os últimos ajustes já são dados e o esquema especial no entorno já está pronto para a grande abertura no dia 2 de agosto.

A casa, tombada pelo IPHAN, é uma das mais tradicionais do bairro da Lapa e acolhe diferentes tipos de eventos culturais

Arena de shows vai virar sala de cinema gigante, com capacidade para 880 pessoas

Todos os anos, 800 mil pessoas participam de atividades como cursos, exposições e shows por lá. “Não somos uma casa que só apresenta o show. Somos um centro cultural que lança, promove, desenvolve e  incuba um monte de grupos e movimentos”, destaca o Perfeito Fortuna, presidente da casa, que colhe o sucesso do bairro após o início de sua revitalização, há 10 anos.

Ele foi um dos produtores culturais que apostaram alto na região no início da década de 80, inaugurando no mesmo ano a Fundição Progresso com um grupo de amigos artistas e também o Circo Voador. Juntos, os estabelecimentos alimentam a cena alternativa e mais descolada da cidade, unindo qualidade e preços camaradas.

Hoje a Lapa é destino obrigatório para turistas e cariocas de todas as idades, seja durante o dia na Feira do Lavradio, por exemplo, ou à noite, com as centenas de bares e casarões com festas e shows

Área externa do segundo andar virou varanda com vista privilegiada para os Arcos da Lapa

Hoje a Lapa é destino obrigatório para turistas e cariocas de todas as idades, seja durante o dia na Feira do Lavradio, por exemplo, ou à noite, com as centenas de bares e casarões com festas e shows. Oferecendo “um pouco pra cada um, sem discriminação”, nas palavras de Fortuna, o bairro renasceu na programação cultural carioca e agora a casa quer surfar nessa onda.

“Um evento como o ANIMA MUNDI é algo tão grande que, para assumirmos todas as atividades, tivemos que suspender alguns cursos do Centro Cultural, tudo em função dessa coisa maior”, conta Fortuna, que também já fechou com a prefeitura da cidade reforço no policiamento e iluminação extra para os dias do festival.

Perfeito Fortuna se consagrou como um dos maiores agitadores culturais da cidade, apostando na Lapa como pólo da arte carioca (Foto: O Globo)

Perfeito Fortuna se consagrou como um dos maiores agitadores culturais da cidade, apostando na Lapa como pólo da arte carioca (Foto: O Globo)

Por dentro, a casa também se movimenta para receber o cenário do ANIMA MUNDI, que este ano conta com o visual assinado pelo grande animador argentino Juan Pablo Zaramella. O cenógrafo carioca Sergio Marimba ficou responsável por materializar toda a magia criada pelo artista hermano dentro dos ambientes da casa.

“A Fundição Progresso extrapola o centro cultural: a gente trabalha não só pra Lapa, mas pro Rio de Janeiro inteiro. Somos uma corneta, um alto falante, botando no ar uma porção de coisas boas da cidade”, garante Fortuna.

Todo mundo dando o máximo para fazer o melhor Anima Mundi para você!

 

ANIMA MUNDI 2013

Rio de Janeiro

De 2 a 11 de agosto

Fundição Progresso
– Rua dos Arcos, 24 – Centro

Sala 1 – 880 lugares | Sala 2 – 233 lugares | Sala 3 – 108 lugares

Horário de funcionamento: 10h às 21h

Ingresso: R$ 10,00 (meia entrada: R$ 5,00)

 

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form