BLOG

Anima Mundi

Curta-metragem vencedor do ANIMA MUNDI será o primeiro longa brasileiro feito em stop motion! Minhocas, de Paolo Conti, foi considerado em 2006, pelo Júri Popular, o Melhor Curta Infantil. A história gira em torno de Júnior, uma minhoca que quer saber o por quê de tudo. Até que ele encuca com uma pergunta em particular: por quê não se pode cavar para cima?

Os personagens de Minhocas, primeiro longa feito em stop-motion no Brasil

Os personagens de Minhocas, primeiro longa feito em stop motion no Brasil

Agora, Júnior finalmente irá descobrir a resposta de sua pergunta. Este é o tema do longa que faz história na animação brasileira. O diretor Paolo Conti conta que o filme foi feito não só para as crianças, mas também para toda a família, assim como o curta que o precedeu.

Mas, diferentemente do curta, a matéria-prima já não é mais a massinha. O stop motion é feito com bonecos de em média 30 cm e, o diretor afirma: “Minhocas tem uma tecnologia nossa, não é uma imitação da Aardman Studios ou da Disney“. E é verdade: toda as etapas de produção do filme estão sendo feitas no Brasil, empregando uma equipe também tupiniquim.

O filme já vem sendo produzido pela Animaking, Glaz Entretenimento, Globo Filmes e Fox Filmescinco anos, e no momento está em fase de finalização na O2 Filmes. A própria condição das minhocas pode servir de metáfora para a situação da animação no Brasil: elas escavam túneis e galerias escondidas na terra, até que como o personagem principal do filme, chegam à superfície.

Conti espera que isso aconteça: que Minhocas inspire não só outros animadores, mas também outros produtores e empresas. O primeiro longa feito em stop motion no Brasil mostra que não só possível, mas necessário, como o próprio Paolo descreve: “nós precisamos mostrar ao mundo o que sabemos fazer, o que nós somos.” A estreia está prevista para o ano que vem, vai perder mais esta cria do ANIMA MUNDI na telona?

As filmagens de Minhocas: bonecos de em média 30 cm

As filmagens de Minhocas: bonecos de em média 30 cm

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form