PT | EN

Pode ser na tela, projetada, com dança, no corpo, de tudo que é jeito! A gente gosta é de animação! E nesse pensamento, este ano apresentaremos Miwa Matreyek e sua performance, This World Made Itself.

A artista Miwa Matreyek se apresenta pela segunda vez no ANIMA MUNDI. A primeira foi na edição de 2001

A artista Miwa Matreyek se apresenta pela segunda vez no ANIMA MUNDI. A primeira performance aconteceu na edição de 2001

A artista passou por nosso festival na edição de 2011, quando encenou a performance Mito e Infraestrutura, na qual ela aparecia atrás de uma tela onde animações eram projetadas e sua silhueta se integrava com o espaço cênico. Na encenação, a artista dissolve os limites entre o que é real e ilusório e se torna parte da animação.

Confira imagens da performance Mito e Infraestrutura:

Este ano, em eu retorno ao ANIMA MUNDI, Miwa apresenta a performance This World Made Itself. Mais uma vez, ela combina animações projetadas e a própria sombra para criar um espetáculo. Desta vez, a apresentação mostra uma viagem pela história de nosso planeta que começa na origem do universo e vai até o complexo mundo dos seres humanos. A peça é ao mesmo tempo semi-científica (como uma enciclopédia infantil), e emocional, rica em surrealismo, metáfora, e fantasia.

Assista a um pouco de This World Made Itself e veja o que vai rolar por aqui:

A ideia de fazer apresentações desse tipo surgiu quando Miwa fazia mestrado em Animação Experimental no Instituto de Artes da Califórina – a famosa CalArts. Seu projeto final foi justamente uma performance, Dreaming of Lucid Living, descrita por ela como “uma investigação sobre a interação entre sombras, animação, espaços domésticos, cidades pequenas e grandes, e poderes mágicos”.

A performance This World Made Itself nasceu em 2013 e narra a história de nosso planeta com surrealismo e fantasia. Miwa Matreyek vai apresentar essa performance no ANIMA MUNDI 2014

A performance This World Made Itself nasceu em 2013 e narra a história de nosso planeta com surrealismo e fantasia. Miwa Matreyek vai apresentar essa performance no ANIMA MUNDI 2014

Em sua passagem por nosso festival, em 2011, ela conversou com nossa equipe e revelou que prefere ser conhecida como animadora, e não como “performer”. Ela também falou sobre o que espera com seus trabalhos. “O intuito é fazer com que a animação se torne um pouco mais real ao mesmo tempo em que meu corpo se torna mais fantástico nesse estranho mundo de combinações ilusórias”, contou.

Assista abaixo a um trecho da primeira performance de Miwa Matreyek:

Não é mesmo mágico? O que achou? Conta pra gente nos comentários! 🙂