PT | EN

E se fosse possível estudar animação de graça ao lado de profissionais renomados?

Pois para quem ainda não conhece, apresentamos o Núcleo Paulistano de Animação (NUPA). Parte do programa do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, no bairro de Nova Cachoeirinha, periferia de São Paulo, o NUPA funciona como um estúdio-escola público! Isso mesmo, grátis!

As atividades são muitas: cursos, workshops, palestras, oficinas, e por aí vai. Tudo sempre com o apoio de animadores experientes.

A equipe do NUPA é formada por jovens de diferentes classes sociais, com referências completamente distintas. E como animação é uma arte coletiva, tudo isso traz ainda mais diversidade aos projetos ali realizados.

Além de tudo isso, o Núcleo ainda promove o edital de roteiros Pauliceia. Pra participar não é preciso storyboard, desenhos, nada disso, o que importa é a ideia. Qualquer um pode propor um projeto: profissionais, amadores, estudantes… A única exigência é a de que o proponente more na cidade há no mínimo dois anos. Todos os vídeos apresentados neste post são frutos deste edital.

A qualidade das animações impressiona. Tá aí a prova de que por uma pequena porta aberta, pode passar muito talento. E cabe a Céu D’Ellia o comando de toda essa galera.

Céu é desenhista, ilustrador, e dirige filmes comerciais desde 1979. Ele foi um dos principais desenhistas da equipe do diretor Steven Spielberg e ganhou notoriedade com seus trabalhos em Fievel vai para o Oeste (1990/91) e Pateta o Filme (1993), entre outros. E como ainda sobra um tempinho, ele também se dedica à educação como professor convidado da USP-ECA. Céu também tem convidado diversos animadores renomados para participar da série de palestras gratuitas “FAZEN’DESENHANIMADO” realizadas periodicamente no NUPA.

O NUPA é vinculado ao governo municipal de São Paulo, e como uma nova administração se iniciou, é possível que o projeto sofra mudanças. Mas vamos torcer para que esta importante iniciativa de inserção da animação em uma instituição cultural pública permaneça e se amplie ainda mais.