PT | EN

A pena de morte não é executada aqui no Brasil desde 1876. Antes disso era comum que alguém fosse condenado a morrer na forca, por exemplo, dependendo do tipo de crime que cometesse. Lembram do Tiradentes? Ele foi um de muitos casos que aconteceram por aqui – talvez o mais famoso. Mas pera aí… O que isso tem a ver com animação?

O documentário animado Truth Has Fallen conta a história de três homens condenados à morte injustamente, nos EUA

O documentário animado Truth Has Fallen conta a história de três homens condenados à morte injustamente, nos EUA

É que o filme do qual vamos falar dessa vez aborda justamente esse assunto: é o documentário americano Truth Has Fallen. O longa, de aproximadamente uma hora de duração, une animação, feita com pintura sobre vidro, e cenas em live action. A ideia central do filme é discutir casos de presidiários que foram condenados à morte por engano.

Dá uma olhada nesse trailer que é quase um curta:

As cenas em live action foram filmadas de uma maneira surrealista e, depois, combinadas com uma animação em arte expressionista para ilustrar testemunhos de três homens que cumpriam pena de morte, mesmo sendo inocentes. Dirigido pela americana Sheila M. Sofian, o documentário questiona a condenação de inocentes e o que poderia ser feito para evitar tais injustiças no futuro. Outra pergunta proposta pelo filme é o que acontece com essas pessoas quando eles são liberados da prisão depois de anos. Que futuro os espera aqui fora?

O documentário também aborda a obra de James McCloskey, fundador da organização sem fins lucrativos Centurion Ministries, que reinvestiga crimes cuja sentença foi a pena de morte. Desde sua criação, em 1983, o grupo já conseguiu libertar mais de 25 pessoas que aguardavam no corredor da morte injustamente. Todo o financiamento da instituição se baseia em doações: de igrejas, outras fundações e pessoas físicas.

Em cartaz na programação do ANIMA MUNDI 2014, Truth Has Fallen usa animação para fazer uma discussão política

Em cartaz na programação do ANIMA MUNDI 2014, Truth Has Fallen usa animação para fazer uma importante discussão política

Fique ligado porque Truth Has Fallen vai estar em cartaz no ANIMA MUNDI 2014 na categoria Panorama Internacional. A data e horário em que o filme será exibido ainda não estão disponíveis. Mas vale lembrar que nosso festival acontece entre os dias 25 de julho e 03 de agosto no Rio de Janeiro. E a partir do dia 06 até 10 de agosto é a vez de São Paulo receber todos os filmes da nossa programação.