BLOG

Anima Mundi

Você conhece a origem do Dia da Animação? A data celebra a primeira projeção realizada por Emile Reynaud do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. No dia 28 de outubro de 1892, aconteceu a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. E para comemorar essa data, a ABCA realiza, há 13 anos, o DIA – Dia Internacional da Animação.

o-dia

O evento, que tem entrada franca e é sem fins lucrativos, realiza simultaneamente, nas 200 cidades participantes, uma sessão de animação. Além disso, ocorrem oficinas, debates, mostras infantis, regionais e municipais na semana do evento. E, no Rio de Janeiro, a sessão vai acontecer dentro do Festival Anima Mundi no dia 28 de outubro, às 19h30, na Cinemateca do MAM.

“Para a seleção de filmes nacionais deste ano recebemos 157 inscrições de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 5 para exibição na Mostra Nacional e 9 para compor a Mostra Infantil”, disse Marcelo Marão, animador e um dos organizadores do DIA. A mostra vai ser aberta pela animação “Noturno”, dirigida pela nossa diretora Aída Queiroz em 1986. Ainda de acordo com o Marão, o filme foi escolhido pelo Júri para resgatar a história do cinema de animação brasileiro.

A curadoria da Mostra Internacional foi realizada pelos diretores Nara Normande (PE), Diego Akel (CE) e Sávio Leite (MG). Foram selecionados curtas metragens de 7 países diferentes, trazendo para o público a diversidade no panorama da animação estrangeira.

Confira a programação completa no site do evento e prepare-se. Como bem apontado pelo Marão, “será um DIA memorável”.

por: Camila Florêncio, 21/09/2016

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form