BLOG

Anima Mundi

David Daniels é a prova viva de como a infância é importante na formação de uma pessoa. Convidado do Anima Mundi 2013 em Belo Horizonte para o Papo Animado e um workshop, ele é o criador da intrigante técnica de animação batizada de Strata Cut.

Veja a programação completa de filmes no #AnimaMundi2013 BH!

Além do Papo Animado, nosso grande convidado David Daniels vai realizar um workshop sobre a técnica de animação strata cut

“Uma das grandes alegrias que sinto é a reação das pessoas que vêem algo especial no meu trabalho”

O americano teve seu primeiro insight aos oito anos, enquanto brincava com seu bolo de aniversário, feito de massinha. Naquele dia, Daniels viu o potencial escondido nas formas e cores congeladas em cada fatia do bolo.

Mais de 10 anos depois, e com o conhecimento que adquiriu no renomado CalArts, na Universidade da Califórnia, ele foi capaz de juntar as peças do quebra-cabeça, aperfeiçoando a técnica que ganhou regras e uma linguagem.

David Daniels é a prova viva de como a infância é importante na formação de uma pessoa. Convidado do Anima Mundi 2013 em Belo Horizonte para o Papo Animado e um workshop, ele é o criador da intrigante técnica de animação batizada de Strata Cut

David Daniels também desenvolveu a abertura do filme de comédia Freaked, de 1993, dirigido por Tom Stern e Alex Winter

Para quem ainda não conhece, o strata cut consiste em usar pedaços de massinha multicolorida moldados e torcidos para criar rolos sobrepostos, “esculturas de tempo”, como Daniels define. Fatiado com uma faca, o bloco de massinha criado revela imagens congeladas, que fotografadas quadro a quadro, criam sequências de imagens animadas psicodélicas.

Seu filme de formatura “Buzz Box“, uma crítica à massificação e sensacionalismo da informação na TV americana, é um exemplo disso. Feito em 1985, o curta foi seguido por diversas produções, tais como a série de TV PeeWee’sPlayhouse, o videoclipe premiado do Peter Gabriel, “Big Time“, a retrospectiva sobre o Michael Jackson para a rede de TV ABC, entre outros.

ANIMA MUNDI: Que aspectos da sua vida convergiram para possibilitar a criação da técnica StrataCut?

David Daniels: Quando criança, eu prestava muita atenção nos detalhes e nas texturas das coisas. Eu tinha tempo para olhar, pensar, e me divertir. Minha mãe deixava eu brincar de massinha o tempo todo. O germe da StrataCut me ocorreu no meu aniversário de oito anos. Depois da festa, fiz um bolo rústico com massinha. Quando a minha irmã o fatiou, reparei que ali nas cores e formas escondidas estava um momento de tempo congelado.

Eu não fazia ideia de como usar aquilo naquela idade, mas arquivei a ideia e prometi a mim mesmo que um dia a retomaria. O momento finalmente chegou quando fui estudar na CalArts, aos 22. Lá pude sentar, esculpir e cortar em diversos ângulos e maneiras possíveis, tentando desenvolver um conjunto de regras, um vocabulário para o uso dessa técnica.

ANIMA MUNDI: Que tipo de trabalho você tem feito ultimamente?

David Daniels: Ao longo de quase trinta anos, venho ganhando a vida como animador e diretor para trabalhos com personagens e técnicas mistas, com filmes ao vivo e de animação. Desenvolvi e ajudei a lançar os personagens dos chocolates M&M, e dirigi esses e outros comerciais durante vários anos.

Na última década, tenho me ocupado na implantação da minha própria companhia de animação. Um grupo de artistas e produtores talentosos integra o Bent Image Lab. Junto com a minha família, essa intensa estação de criação toma a maior parte do meu tempo. Às vezes atuo na direção, mas em geral o meu tempo é uma mistura que envolve arte, pessoas e negócios.

Há um projeto que me parece promissor: o desenvolvimento de um software de Strata Cut em computação gráfica, o que me demanda o mesmo tipo de “musculação mental”, cai bem com meu jeito de pensar. Oferece possibilidades mais amplas do que a massinha, embora com restrições muito diferentes.

ANIMA MUNDI: Como você vê o Anima Mundi?

David Daniels: O Anima Mundi é um dos maiores e melhores festivais de animação no mundo. É uma grande honra participar. Uma das grandes alegrias que sinto é a reação das pessoas que vêem algo especial no meu trabalho. Espero ver esse assombro mágico em alguns dos rostos novos que desconhecem meu trabalho.

Eu raramente tenho tempo de visitar festivais e deixar o meu trabalho, então essa é uma ocasião rara que eu estou aguardando com grande expectativa.

Papo Animado – David Daniels

Data: 14/09 às 20h

Local: Oi Futuro – Av. Afonso Pena, 4.001 – Mangabeiras, Belo Horizonte

Workshop Strata Cut – David Daniels

Inscrições

Data: 15/09

Local: Sesc Palladium – Espaço Multiuso (Av. Augusto de Lima, 420 – Centro)

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form