PT | EN

BLOG

Anima Mundi

Você pode até não reconhecer pelo nome, mas certamente já esteve frente a frente com algum trabalho do holandês Paul Driessen. Que tal o filme Yellow Submarine (O Submarino Amarelo, 1969), baseado na música dos Beatles? Paul foi um dos animadores deste filme histórico, e depois dele realizou mais de 36 brilhantes obras.

Paul ganhou mais de 50 prêmios com seus curtas

Paul ganhou mais de 50 prêmios com seus curtas

Nascido em 1940, Paul sempre foi apaixonado por desenhar e se formou designer e ilustrador na Academia de Arte de Utrecht. Sem ter estudado animação, conseguiu um emprego em um pequeno estúdio perto de Amsterdam chamado Cinecartooncentre, onde descobriu que seus desenhos poderiam ir muito além.

O encontro com George Dunning e a mudança para o Canadá

Foi trabalhando lá que Paul foi “pescado” por George Dunning, que na época procurava animadores para seu filme Yellow Submarine. Dunning queria desenhos com estilo psicodélico e encontrou em Paul o profissional perfeito para isso.

Encantado com o trabalho desempenhado pelo animador holandês, George Dunning o ajudou a emigrar para o Canadá. Em 1972, Driessen se tornou membro da National Film Board of Canada – agência de cinema do governo local. Lá, desenvolveu a maior parte de seu trabalho.

O estilo do padrinho do ANIMA MUNDI

Paul não faz séries. Seus curtas são independentes entre si e sempre trazem novas personagens. As tramas não costumam ser diretas, quase sempre trazem enigmas e reviravoltas. Seu estilo também é único, suas linhas estão sempre se movendo e suas figuras se transformam de maneira fluida, porém desajeitada. O resultado são filmes lindos com movimentos suaves e cheios de personalidade.

Em 1993, Paul Driessen foi convidado de honra da primeira edição do ANIMA MUNDI. Ele é considerado o padrinho desse festival que agora completa vinte anos de história. Foi ele também o autor do cartaz do ANIMA MUNDI 2000, mesmo ano em que seu filme 3 Misses lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

Cartaz oficial ANIMA MUNDI 2000

Cartaz oficial do ANIMA MUNDI 2000, criado por Paul

Para ver a obra completa de Paul, é só olhar seu site oficial. Lá você também vai encontrar fotos de sua carreira, tem até ele aqui no ANIMA MUNDI!

E aí, o que achou do trabalho do mestre Driessen? Queremos saber sua opinião!

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form