PT | EN

Você já ouviu falar de crowdfunding? Por mais que o nome pareça difícil à primeira vista, ele pode te ajudar a tirar filmes (e vários outros projetos) do papel.

O financiamento coletivo é uma forma de captação de recursos por meio da contribuição de pessoas físicas. Isso, mesmo. Seus amigos, familiares e admiradores do seu trabalho podem contribuir, financeiramente com o seu projeto. Existem várias plataformas para este fim, onde você pode criar sua campanha e criar as cotas de contribuição, com suas devidas recompensas.

E quem usou esse recurso foram os diretores Charlie Kaufman and Duke Johnson, que financiaram parte do filme “Anomalisa” com a contribuição do público. Foram arrecadados mais de 400 mil dólares, dobrando a meta inicial da campanha. O filme, que tem cenas  em stop motion, conta a história da vida de um aleijado . Ele foi aclamado no Festival de Veneza e levou pra casa o grande prêmio.

Veja abaixo o vídeo usado na campanha de crowdfunding de “Anomalisa”.

Dicas para uma campanha de sucesso

Curtiu a ideia e quer fazer a sua própria campanha de financiamento coletivo? Veja algumas dicas para ter sucesso na sua arrecadação:

  • Quanto mais atrativas as recompensas, mais chances de sucesso. Invista em pré-estreias exclusivas, pré-vendas do filme, sessões privadas. Quanto mais exclusivas as recompensas, melhor.
  • Invista forte na divulgação durante todo o período da campanha. Avise a família, amigos, divulgue nas redes sociais, grupos de whatsapp, contatos de e-mail. Criei um time de amigos para ajudar.
  • Invista em um vídeo vendedor sobre o seu projeto. Campanhas com vídeos arrecadam de 30% a 50% a mais que campanhas sem esse recurso.