PT | EN

Filip vive em um bairro pobre e sonha com a glória de escritor e estilo de vida luxuoso. Um dia alguém bate na porta. É sua vizinha Tereza, uma antiga prostituta que Filip tenta evitar por todos os meios, mas que lhe pede para escrever uma carta para seu noivo. Filip concorda. A história acabaria por aí se uma semana depois Tereza não aparecesse na sua porta novamente, pedindo-lhe para escrever uma resposta à carta anterior.

O roteiro do curta Boles, da eslovena Spela Cadez, é inspirado no romance Her Lover, do escritor russo Maxim Gorky. Em entrevista ao site britânico Skwigly, a artista conta que apaixonou-se pela história, mas que precisou reescrevê-la para encontrar uma maneira encaixar a linguagem de animação. “Felizmente consegui manter a mensagem principal da obra de Gorky”.

Exibido no Anima Mundi 2013, esse é o primeiro curta em que Spela criou personagens com diálogos. Para isso, as marionetes foram feitas principalmente de silicone, dando mais maleabilidade nos movimentos. “Aprendemos tudo em fóruns na internet, blogs e dicas de amigos”, conta a animadora conectada, que criou os bonecos com o escultor Ziga Lebar, marinheiro de primeira viagem no mundo do stop motion.

“Eu amo stop motion por ser uma técnica que me coloca em contato com várias áreas de criação e abre infinitas possibilidades criativas. Pular de um campo artístico para outro me inspira e motiva. Uma vez um professor meu me disse: você precisa de uma razão muito boa para querer fazer animação, já que será muito mais trabalhoso e demorado do que um filme em live-aciton”.

Sem dúvidas Boles foi uma ótima razão! Assista ao trailer