PT | EN

O Circuito Anima Mundi está indo para Belo Horizonte com muitas coisas incríveis para mostrar! Além da Masterclass e das sessões de curtas e longas, nós teremos duas mostras especiais para os animaníacos mineiros. Diretamente do outro lado o oceano Atlântico chega a Mostra Suíça Animada! Prepare-se para muita diversão vermelha e branca, porque desse lindo país não saem apenas chocolates deliciosos: sua produção animada é riquíssima e tem feito muito sucesso pelo mundo todo. Nossa outra mostra é especialmente para crianças: a comKids! Mas, de tão bacanas e inventivos que são os curtas dessa mostra, eles prometem agradar a todos, independente da idade.

Você já deve estar com vontade de ir conferir, não é mesmo? Então que tal conhecer um pouquinho mais das mostras e chegar lá bem informado? Mas fica o aviso de que a ansiedade vai só aumentar!

Lá na Europa, tem um pequeno país onde o mundo animado não para de crescer. Você já deve saber que estamos falando da Suíça, não é mesmo? Mas sabia que lá, ⅓ dos filmes produzidos é de animação? É isso mesmo! As técnicas animadas dominam o universo cinematográfico desse lindo país vermelho e branco.

MaX & Co. é o primeiro longa de animação suíço. Outros dois já estão em produção

Max & Co., dos irmãos Guillaume, é o único longa animado do país, mas outros dois já estão sendo produzidos!

Se há alguns anos não se conhecia muito das produções animadas suíças, agora o cenário é completamente diferente! Os filmes nascidos lá vêm fazendo muito sucesso em vários festivais espalhados por todo o mundo, e não é pra menos. As produções são únicas e muitíssimo especiais. Os animadores fazem uso das mais diversas técnicas, tornando o país o lugar perfeito para experimentações. E fica aí mais uma curiosidade: a maior parte dos filmes não tem falas, porque, nesse pequenino país, são falados nem mais nem menos do que três idiomas e um dialeto! Melhor simplificar!

Em Nordost, uma sombra teimosa brinca com um cenário urbano em Vilnius, mas alguns objetos na rua não aceitam isso.

Nordost, filme de Basil Vogt, foi feito com recortes de papel, animação de objetos e fotos

A riqueza animada que sai de lá é impressionante! Por isso, com a ajuda da Swiss Films, quisemos trazer um pouquinho desse universo animado para o Brasil. Na Mostra Suíça Animada, teremos de tudo: stop motion, 2D, 3D, recorte, animação de objetos e muito mais! Os temas são super bacanas também, indo desde questões sociais, até construções poéticas e artísticas, aventuras, amor e sonhos!

O Homem sem Sombra, de Georges Schwizgebel, fala de um homem que troca sua sombra por riqueza, mas que logo descobre que a ausência de sombra é uma deficiência humilhante.

O Homem sem Sombra, de Georges Schwizgebel, fala de um homem que troca sua sombra por riqueza, mas que logo descobre que a ausência de sombra é uma deficiência humilhante

Em uma das sessões, a Suíça Animada, teremos um panorama das produções suíças, com animadores já consagrados e produções que nos levam em uma viagem no tempo de 1992 a 2009. Na outra, chamada Suíça Animada – Jovens Talentos, traremos um pouco da animação que está florescendo na terra dos relógios perfeitos, com novos animadores talentosíssimos que vão impressionar a todos. As mostras contarão, ao todo, com 18 curtas, mas não esquece que Max & Co. vai passar em uma sessão só pra ele!

Fabio Friedli

Bon Voyage, de Fabio Friedli, é sobre imigrantes amontoados num caminhão com destino à Fortaleza Europa. Se conseguirem sobreviver à árdua e perigosa viagem, serão confrontados com uma realidade brutal: a maneira como os refugiados são tratados na Europa.

Vamos agora a nossa segunda mostra especial! O comKids é uma iniciativa do Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crinças e Adolescentes) e da Singular, Arquitetura de Mídia que promove e produz animações e filmes ao vivo, bem como de conteúdos digitais interativos de qualidade para crianças e adolescentes.

comKids

Em El Viejo Calefon, de Tunda Prada, Mateo descobre a importância da água graças ao seu velho aquecedor

Nós, no Anima Mundi, amamos as crianças também! Afinal, elas são grandes fãs de produções animadas e podem ser também futuras animadoras. Por isso, na nossa mostra, teremos filmes muitíssimo especias, perfeitos para crianças e adolescentes apaixonados pelo universo animado. Serão cinco curtas muito bacanas para você curtir, todos feitos por nossos vizinhos latino americanos: El Viejo Calefon, OOOMMM MMMOOO: YOGA PARA NIÑOS – PATI Y ANI: CON CONFIANZA, Medialuna y Las Noches Mágicas, Tincho- Una llave que no abre e De cuento en cuento.

comKids

Medialuna y Las Noches Mágicas, de Esteban Gaggino, mostra a eclipse do sol em um mundo de bruxas, princesas, monstros e seres fantásticos

E então, ficou animado? Não perca essa chance tão especial de ver as nossas mostras! Vamos estar te esperando lá no Oi Futuro BH!