PT | EN

BLOG

Anima Mundi

Hoje nós daremos um destaque todo especial às sessões não competitivas e falaremos um pouco das mostras Futuro Animador e Animação em Curso. As duas mostras representam diferentes comprovações da presença e relevância da animação para a educação, seja para a formação e aperfeiçoamento profissional, ou para a inserção desta linguagem em iniciativas pedagógicas em escolas da educação básica formal.

Na mostra Futuro Animador podemos ver curtas feitos por crianças de vários lugares do Brasil e do mundo que começam a dar seus primeiros passos no mundo animado, experimentando linguagens e se divertindo, em casa ou no colégio.A mostra é composta de três sessões diferentes, começando a partir de 13h30 no Auditório do CCBB. Futuro Animador 1 e 2 trazem trabalhos de crianças e adolescentes da Argentina, do Brasil e até de Portugal. A sessão Futuro Animador 3 está repleta de curtas feitos por jovens e adultos, mas que estão tendo também o primeiro contato com a animação, como é o caso de professores e educadores que participam de cursos como os do nosso projeto Anima Escola, que comemora 10 anos . Não deixe de prestigiar esse trabalho incrível. Aposto que daqui a alguns anos veremos essa galerinha no Papo Animado ou nas Masterclasses.

Já nas sessões de Animação em Curso, vemos projetos desenvolvidos por alunos em escolas especializadas de animação, que são as principais representantes atuais do processo de expansão do know-how animado. Algumas destas instituições de ensino, no exterior e no Brasil, disponibilizam as mesmas ferramentas tecnológicas que os grandes estúdios comerciais. Quando não existiam, a produção de filmes com pesquisas de técnicas linguagens ficava praticamente restrita à animação independente, surgida da iniciativa do artista. O surgimento desses novos espaços de ensino permitem a produção de filmes de alta qualidade técnica, mas que não estão submetidos a imperativos comerciais. Uma mudança estrutural como essa é extremamente importante para garantir o desenvolvimento de novas linguagens e possibilitar a exploração de temáticas diferentes. Alguns filmes feitos em escolas internacionais participam em pé de igualdade com filmes de grandes estúdios ou autores consagrados em festivais de animação ou em prêmios como o Oscar! No Animação em Curso estão alguns destes trabalhos, além dos filmes de estudantes participantes das sessões competitivas de curtas-metragens.

Você pode conferir o trabalho desses animadores em curso hoje no Memorial 3. Ao meio dia passa Curso 3 e às 19h30 passa Curso 1. Também tem Animação em Curso no CCBB Cinema às 17h, na mostra Curso 2. Abaixo você confere alguns destaques.

Chernokids
Curso 1 – França

Num orfanato na Ucrânia, as crianças se preparam para o Dia das Mães. A mãe deles é a usina nuclear Chernobil…

Brincando com Fantasmas
Curso 2

Amy, de apenas cinco anos, divide com a mãe o luto pela morte do pai. A mãe se afunda em solidão, lutando para manter a rotina. Amy procura uma fuga por meio da magia.


Condamné à Vie
Curso 3 – Bélgica

Charles Bonnemort descobre sua imortalidade após tentar se matar.

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form