BLOG

Anima Mundi

Joanna Davidovich começou seu curta pensando que seria só algo divertido para fazer entre trabalhos de freelancer. Ela, que sempre foi apaixonada por animações musicais, já estava com uma música presa na cabeça: Monkey Rag, do Asylum Street Spankers. Quando conseguiu a aprovação da banda para reproduzir a música, já tinha quase todo o filme mapeado na cabeça, acredita? Acabou que o curta virou algo bem maior do que ela tinha imaginado, para a nossa sorte!

mokey rag 3

Joanna disse que a banda queria se aventurar no mundo da animação há anos. Por isso, eles aceitaram a ideia dela rapidinho!

Temos visto muitos animais animados por aqui, não é? Tivemos Monkey Love ExperimentsThe Dam Keeper, Minhocas e muitos outros! Monkey Rag é mais um para a lista, mas, diferente do que o me sugere, não é sobre um macaco. Na verdade, é sobre uma Mitzie, uma mulher que se apaixona por um coelho gigante e o persegue nas situações mais divertidas!

O filme faz muitos fãs lembrarem-se de animações clássicas, que foram certamente uma inspiração! Na crítica feita por Philip Smolen, ele diz que o curta é, provavelmente, uma das animações mais lindas que ele viu nos últimos anos. Nas palavras dele,

é tão divertido que eu acho que vou escrever para a Associação Americana de Psiquiatras e informá-los de que ‘Monkey Rag’ deveria ser prescrito como tratamento de depressão crônica”.

Monkey Rag

Joanna trabalha, na maioria das vezes, em comerciais e produções do gênero. Ela também já trabalhou em séries de TV e diz que prefere passar mais tempo se dedicando aos mesmos personagens, para desenvolvê-los melhor

O tempo que ela teve para se dedicar exclusivamente ao filme foi bem pequeno, ou seja, foram muitas noites em claro e muitos “jantares de raviolli frio”. Mas a animação não saia da cabeça dela e, depois de quatro anos, finalmente pode ser admirada por muitos animaníacos!

A primeira parte do trabalho foi desenhar tudo em papel. Na verdade, Joanna fez uma coisa que vai com certeza animar o dia de muita gente: durante a produção, ela disponibilizou o pencil test online! Isso quer dizer que, no vídeo, a animação está apenas feita à lápis: é o melhor jeito da gente entender mais profundamente a intenção dos gestos e os detalhes. Geralmente, não temos acesso a essa etapa, então é uma grande sorte poder ver o início de uma animação tão incrível.

Depois do pencil test, com a ajuda de seu marido, Nate Foster, o trabalho continuou e foi ficando cada vez mais complexo. Os cenários são um exemplo de algo que mudou ao longo do processo: Joanna falou que queria que eles fossem bem simples e coloridos. Mas, com seu primeiro cenário, que foi o do caminho da montanha, feito em um estilo mais vibrante, Nate insistiu para que ela fizesse o filme todo assim! Ficou demais, né?

monkey rag 2

Uma das maiores inspiração para Mitzie foi a Betty Boop!

Depois de ver o trabalho dela, você deve estar curioso sobre a sua formação. Joanna estudou na Savannah College os Art and Desing e, desde 2005, vem trabalhando com artes visuais. Dentre outras coisas, ela é animadora, designer e artista de storyboard. Com essas qualificações, não é surpresa ela ter feito um filme com tanto talento, não é mesmo?

monkey rag - joanna

Joanna tem um blog no qual ela faz uma série de rascunhos, como esse, da personagem Mística

A gente disse que ela começou a trabalhar com animação em 2005, mas sabia que Joanna decidiu ser animadora de cartoon com só 10 anos? É isso mesmo: desde criança ela já sabia o que queria fazer. E não podemos esquecer da filosofia dela sobre animação: para um trabalho animado ser chamado de cartoon, ele tem que ser divertido de assistir, visualmente interessante em design e movimento e com humor em expressões e gestos. Exatamente como Monkey Rag, não é?

Se você também virou do curta de Joanna e que ainda mais dele, não se preocupe! Ela também se apegou aos personagens e diz que ainda pretende usá-los em outras produções. O que será que Mitzie e Spanko vão fazer da próxima vez?

 

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form