BLOG

Anima Mundi

Depois de Rio, São Paulo e BH, o maior festival de animação das Américas traz a edição comemora seus 20 anos de história à capital paranaense. O evento acontece entre os dias 21 e 27 de setembro no Shopping Crystal e oferece uma extensa programação com produções premiadas e outras atividades como as oficinas do Estúdio Aberto.

O ANIMA MUNDI organizou uma seleção especial com animações nacionais e estrangeiras que se destacaram nas cidades em que o festival já passou. Além de assistir a curtas e longasmetragens, haverá oficinas e um bate-papo com o grande homenageado do ano, o experiente animador Marcelo Marão. Veja a programação completa!

Fata Morgana | de Frodo Kuipes

Fata Morgana: vendendo limonadas no deserto

São quase 60 filmes especialmente selecionados para Curitiba que levarão adultos e crianças a uma fascinante viagem pelo mundo da animação. Entre os curtas, estão produções como Head Over Heels (Tim Reckart, Reino Unido) e Fata Morgana (Frodo Kuipers, Holanda). Já To Aru Hiküshi e no Tsuioku (Jun Shishido, Japão), A Turma da Selva – Operação Banco de Gelo e Selkirk, el Verdadero Robinson Crusoe representam os longas. Todos premiados e aclamados pelo público nas edições de Rio e São Paulo, realizadas em julho.

Head Over Heels | de Tim Reckart

Head Over Heels, de Tim Reckart, foi o grande campeão do ANIMA MUNDI 2012

Além de ver o que rola nas telas, o público também terá a opção de botar a mão na massa. O Estúdio Aberto vem com oficinas gratuitas que funcionarão entre os dias 21 e 25, nas quais os participantes poderão produzir suas animações e assisti-las na hora, em telões instalados no local. Tudo com o auxílio de técnicos especializados que explicam passo a passo os processos de criação. Não é preciso experiência prévia. E o mais legal: as animações ficam disponíveis no site do ANIMA MUNDI para download! Ao todo, teremos três oficinas:

Pixilation – Idade Mínima: 6 anos

Oficina de Pixilation

Com o Pixilation, todos podem ter poderes fantásticos

Esta é a opção pra quem prefere fugir dos trabalhos manuais. O nome desta técnica foi escolhido pelo mestre Norman McLaren. Trata-se de animação feita com pessoas de carne e osso, que fazem poses sucessivas para a câmera, quadro a quadro, como se fossem bonecos animados. Figurinos e adereços garantem uma graça a mais aos curtas produzidos. O filme “Neighbours” (Vizinhos), de McLaren, trouxe essa novidade para o mundo em 1952, com direito a Oscar e tudo!

Massinha (stop motion) – Idade Mínima: 8 anos

Oficina de Stop Motion (Massinha)

Na oficina de Massinha a família toda pode brincar junta

Em pequenas equipes, os participantes são desafiados a moldar cenários e personagens em massinha. Feito isso, os bonecos devem ser reposicionados ou transformados a cada vez que a câmera registra uma pose. Esta técnica é conhecida como stop motion.

Zootrópio – Idade Mínima: 10 anos

Oficina de Zootrópio

Com apenas 16 desenhos é possível fazer uma animação no Zootrópio

Mas pra quem quer mesmo é desenhar, a melhor opção é esta curiosa máquina inventada em 1833. Um dos primeiros aparelhos a gerar ilusão de movimento. No Zootrópio, cada participante deve fazer 16 desenhos, cada um levemente diferente do anterior. Depois é só posicioná-los no tambor e girar. Parece mágica!

Para entender um pouco melhor as possibilidades e desafios desse universo animado, nada melhor do que trocar experiências com profissionais de sucesso. E é pra isso que existe o Papo Animado! O animador Marcelo Marão, responsável por filmes como Eu Queria Ser um Monstro, Engolervilha, O Anão que Virou Gigante, entre outros. Juntando publicidade, TV e Cinema, ele já fez mais de duzentas animações. Também foi Presidente-fundador da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação – da qual ainda integra o conselho diretor e professor. Hoje ele é coordenador do Dia Internacional da Animação e sócio da produtora Marão Filmes. No Papo Animado, Marão apresentará alguns de seus trabalhos e contará um pouco do que viveu até hoje como animador. Não dá pra perder!

Eu Queria ser um Monstro | de Marcelo Marão

Eu Queria ser um Monstro foi o primeiro filme em stop motion de Marão

O ANIMA MUNDI Curitiba 2012 é uma versão especial da 20ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil. O projeto é viabilizado por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é da Volvo, que através do Projeto ‘Estação Volvo, é tempo de cultura em Curitiba’, permite que a cidade entre no circuito de grandes eventos e espetáculos nacionais.

Serviço:

Programação completa: http://www.animamundi.com.br/pt/festival/

Todas as sessões serão realizadas no Espaço Itaú de Cinema, Sala 1, no Shopping Crystal;

As oficinas do Estúdio Aberto acontecerão entre os dias 21 e 27 de agosto, das 14 às 20h nas lojas 401, 402 e 403, piso L4 – Shopping Crystal.

Shopping Crystal:

R. Comendador Araujo, 731, Curitiba, BR.
Tel: (41) 3883-3000

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form