PT | EN

Começou hoje a quinta edição do Anima Forum, braço do festival que se destina a discutir e fomentar a crescente indústria de animação brasileira. Na mesa desta tarde, a pauta é o programa AnimaTV, que teve sua primeira fase completada este ano com grande sucesso. Vamos conhecer os investimentos e retornos obtidos pelas partes envolvidas, as lições que podem ser tiradas desta primeira experiência e as expectativas para o futuro. Com moderação de Tania Anaya, da Associação Brasileira de Cinema de Animação, trazendo Newton Cannito (SAV), Silvio Da-Rin (TV Brasil), Carlos Wagner La-Bella, da TV Cultura, Zé Brandão (Tromba Trem), Almir Correia (Carrapatos & Catapultas),Marta Machado (ABCA), Kiko Mistrorigo (BPTV) e Mauro Garcia (FUNCINE).


Zica e os Camaleões, um

pilotos produzidos no âmbito do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileiras – ANIMATV




E amanhã, além da rodada de negócios, é dia da primeira masterclass,

Criação de personagens para “A Noiva Cadáver” de Tim Burton, de

Jordi Grangel, às 10h no CCBB.


Em seguida, às 15h, acontece a entrevista com

Stephen Hillenburg sobre a criação de sua obra-máxima (até o momento): O Bob Esponja.

Hillenburg irá explicar aos produtores e aos profissionais do mercado

Como uma idéia tão maluca -um perrsonagem que usa calças quadradas! – deu tão certo.




Para fechar o dia, Marcos Magalhães irá mediar uma mesa com os convidados das escolas de animação Eric Riewer (Gobelins), Maureen Furniss (CalArts), Marlene Nascimento(UBA) que conversarão sobre como esses cursos funcionam e o que podemos adaptar para nossa própria realidade e possibilidades de intercâmbio de alunos e professores.


O Anima Forum acontece até sexta-feira, dia 23, e a programação pode ser encontrada

aqui
.

(Recado para os interessados de São Paulo: corram que as sessões do Rio já estão quase esgotadas!)