BLOG

Anima Mundi

I Am Tom Moody é mais uma super produção de Ainslie Henderson que veio parar no nosso festival! Quem lembra dele? Depois desse sucesso, o animador trouxe o curta Monkey Love Experiments, feito junto de Will Anderson, para o Anima Mundi 2014. Descobrimos que o caminho que ele trilhou até o mundo animado é um tanto diferente e, como já era de se esperar, muito interessante. Com uma boa história e um lindo curta nas mãos, não podíamos deixar de compartilhar com vocês!

Antes de se tornar animador, Ainslie era compositor musical. Segundo ele, é desse passado que nasceu a sensibilidade que ele procura colocar em seus filmes. Com a música, ele aprendeu a falar da própria vida nas suas produções, o que as torna honestas e, consequentemente, encantadoras.

Isso tudo, na verdade, tem muito a ver com I Am Tom Moody: Ainslie diz ser uma pessoa que sente as coisas com muita intensidade e que, consequentemente, tem mudanças grandes de humor, estando ora melancólico, ora super feliz. No curta, ele tentou juntar esses sentimentos conflitantes e criar, assim, um personagem que carregasse todas essas vozes. Um lindo exemplo de como a animação pode ser inspirada em fatores íntimos e reais!

Já que te falamos que Ainslie era compositor, você deve estar de perguntando como foi que ele entrou no mundo animado. Em um determinado momento de sua vida, ele começou a fazer esculturas de argila, especialmente personagens. Mais ou menos nessa mesma época, ele soube da ótima reputação da Edinburgh College of Art em animação stop motion. Logo, acendeu nele uma pequena luz dizendo que ele deveria fazer alguma formação nessa técnica. Assim, Ainslie juntou seus trabalhos, fez um portfolio e começou a estudar! Uma decisão que definitivamente mudou o resto da vida do cara.

Os métodos dele com certeza têm tudo a ver com a faculdade em Edimburgo, onde se formou. De acordo com o animador, lá ele teve muita liberdade e estudou de formas nada tradicionais, adquirindo experiências únicas. Assim, aprendeu a confiar em si mesmo e a ter suas próprias motivações. Nada mais importante para fazer filmes autorais, né?

Ainslie é um verdadeiro talento! Ele já ganhou uma série de prêmios importantíssimos, muitos, inclusive, com I Am Tom Moddy, O curta até saiu de Annecy com o Prêmio Especial do Júri. Nada mal, não é? Mas ele tem várias outras animações que valem muito a pena conferir, afinal, Ainslie já é um sucesso animado. Imagina só o futuro que o cara pode ter!

 

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form