BLOG

Anima Mundi

É raro vermos longas animados feitos para adultos, certo? Mas Tatia Rosenthal fugiu do padrão e criou $9,99, que desembarcou no Anima Mundi em 2009. O filme foi baseado no livro Short Stories, de Etgar Keret, e contou com a participação do autor na adaptação. É claro que, com esse time, a animação impressionou muito! Segundo a animadora, o roteiro ficou muito forte, já que eles colocaram apenas elementos que os dois amaram.

9,99 4

Foi depois de ver The World According to Garp, filme que mistura live action e animação, Tatia começou a pensar na carreira de animadora

O filme gira em torno de vizinhos que moram em um mesmo prédio. Temos um desempregado de 28 anos, um mágico, um homem de coração partido, um menino em crise com seu porquinho de estimação e vários outros personagens mais do que cativantes. Na verdade, eles foram tirados de contos diferentes e se encontraram na tela!

Uma característica muito marcante do filme é a importância da história, que molda, inclusive, o uso do stop motion, ao contrário do que acontece em uma série de produções; é muito normal ter a técnica como ponto principal. Essa nova abordagem nasceu naturalmente, já que a história veio primeiro em relação à escolha da técnica. Tatia, inclusive, pensou em desenvolver o filme em live action! Mas, depois de fazer um curso de stop motion, ela percebeu que seria o jeito perfeito de expressar uma realidade complexa através de situação cotidianas e com um toque de realismo mágico.

9,99

“Para mim, o stop motion acabou sendo o companheiro natural do mundo dramático de Edgar”, disse Tatia

Os personagens ficaram realmente fantásticos. O time de Phil Beadsmoore, responsável pelos bonecos de silicone, fez um trabalho super detalhado com uma série de referências. Os profissionais usaram desenhos de Melinda Doring e Shira Dermanm, fotos de amigos e de estranhos, revistas, e pinturas de Lucien Freud. Tamanha diversidade resultou em um visual impressionante!

9,99 2

No total, foram nove animadores trabalhando junto por dois anos

O filme demorou muito tempo para ser concluído. Só para encontrar financiamento, o time levou sete anos. Não é nada fácil conseguir fundos para uma animação indie adulta! O projeto alavancou de fato quando a produtora australiana Emilie Sherman se encontrou com Etgard em Israel, fechando a primeira co-produção entre os países.

Ainda bem que deu tudo certo! O filme encantou muita gente por aqui e, com certeza, continua na cabeça de muitos animaníacos! Quer conhecer um pouco mais da carreira de Tatia? Então dá uma olhada nesse curta:

 

Comentários

Voltar

Telefones:
(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

fb-form insta-form tt-form yt-form