O embrião do curta “História d’Este” foi uma tirinha feito pela diretor Pascual Perez para um pub espanhol. O dono do local gostou tanto da brincadeira que deixou Perez e um amigos grafitarem a pequena história na parede da casa, onde já está há 17 anos.
Quase duas décadas depois, os desenhos ganharam movimento e o resultado foi exibido no Anima Mundi 2013, Annecy, onde ganhou prêmio do júri infantil e outros festivais pelo mundo. “História d’Este” é um conto animado sobre o alcoolismo, onde um cara aparentemente normal mergulha numa rotina de café, conhaque e cerveja.
Mas se você pensa que o curta traz 7 minutos de moralismo e julgamentos, esta enganado. “Acho que meu papel é apenas apresentar uma situação sem direcionar o pensamento alheio. O espectador é que deve fazer seu próprio julgamento”, explica o diretor sobre o tom mais leve e cômico do filme. “Ninguém é só bom ou mau. Os personagens devem ser complexos como nós humanos”.
Desde 1999 Perez tem feito trabalhos para o estúdio britânico Aardman e não nega a influência dos animadores da terra da rainha em seu trabalho. “Adoro o estilo de nomes como Nick Park (Wallace & Gromit), Steve Box e Peter Lord (A Fuga das Galinhas).
Assista completo clicando no link: “História d’Este”