ANIMEMÓRIA
2016

ANIMEMÓRIA
2016

Vinheta

Catálogo

Ilustração de ano

Para criar a ilustração desta edição do Anima Mundi, o animador mexicano Jorge Gutierrez diz ter buscado inspiração em sua experiência como convidado do Papo Animado na última edição do festival: “Fomos convidados para ir a um samba. Meu filho estava cansado, então decidimos não ir. A arte do festival é como eu imagino que teria sido aquela festa. A onça feliz representa a alegria que senti quando estive no Anima Mundi.” Gutierrez também conta que ter participado da exibição do seu longa-metragem, “The Book of Life” (Festa no Céu), ao lado do caloroso público brasileiro no Anima Mundi, foi uma das experiências mais emocionantes de sua vida.

Galeria de fotos

Destaques

Na sua 24ª edição, o Festival Anima Mundi o Brasil foi o país com maior número de filmes participantes pelo 15º ano consecutivo, com 121 produções exibidas. Myanmar (antiga Birmânia); Ilhas Menores Distantes dos Estados Unidos e Martinica tiveram os primeiros filmes exibidos. No Rio de Janeiro, 10 espaços receberam sessões do Festival: Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Livraria Cultura, Cinemateca do MAM, Espaço Cultural BNDES, CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (onde foi realizado o Anima Forum), CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal, Oi Futuro Ipanema, Maison de France, Ponto Cine e Cidade das Artes. Em São Paulo, a Cinemateca Brasileira recebeu o Estúdio de Ideias Petrobras e sessões, além da Caixa Belas Artes, Senac Lapa Scipião (onde aconteceu o Anima Forum) e Circuito Spcine.

A Pré-estreia dos filmes “La Tortue Rouge” (Michael Dudok de Wit, 2016) e “Peixonauta, o filme” (Celia Catunda, Kiko Mistrorigo e Rodrigo EBA!, 2016) foram os grandes destaques dessa edição. Além disso, em São Paulo, aconteceu a primeira exibição no Brasil do curta “Trabalho Interno”, do brasileiro Leo Matsuda, que contou para o público sobre o processo de produção de um curta dentro da Disney. Além disso, o Dia Internacional da Animação foi comemorado em uma Mostra Internacional e Nacional e recebemos o diretor do Festival Animix Telaviv, Nissim Nusko, para a Mostra Israel.

O festival permanece, pelo quinto ano, certificado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana. No total, 17 mil pessoas no Rio e 10 mil em São Paulo assistiram aos mais de 400 filmes exibidos. Pelas oficinas passaram cerca de 900 pessoas.

Convidados

Cesar Cabral

Em 2008, o curta-metragem em stop motion “Dossiê Rê Bordosa” conquistou o coração do público e do júri do Anima Mundi e recebeu mais de 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Dirigido, produzido e animado por Cesar Cabral, o documentário em animação investiga o mistério por trás da morte de uma das personagens mais célebres do cartunista Angeli.

Formado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Cabral dirigiu, em 2010, o curta-metragem “Tempestade”, vencedor do Melhor Filme, Fotografia e Direção de Arte no Cine-PE e vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2011 na categoria Melhor Curta de Animação, e foi produtor executivo do longametragem “Assim é, se lhe parece”, dirigido por Carla Gallo. Em 2016 finalizou a série animada “Angeli The Killer”, produzida através de recursos do FSA com exibição no Canal Brasil.

Atualmente se ocupa da produção do seu primeiro longametragem em parceria com o cartunista Angeli e coordena o Núcleo Criativo da Coala Filmes (FSA – Prodav 03/2014). Cesar Cabral é o atual presidente da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação.

Jacob Frey

Jacob Frey é um premiado jovem animador alemão, reconhecido por seu talento na criação de personagens carismáticos e de roteiros enxutos. Os dois curtas-metragens realizados por Frey durante o curso de cinema de animação na Filmakademie têm em comum uma reviravolta capaz de reconfigurar num passe de mágica todo o significado da narrativa. “BOB” apresenta um hamster que persegue seu objeto de desejo incansavelmente e “O Presente”, inspirado numa HQ do brasileiro Fabio “Coala” Cavalcanti, retrata um encontro ao mesmo tempo bruto e delicado.

Em 2013, o animador integrou a equipe do filme “Room on the Broom” (Sempre Cabe Mais Um), baseado no renomado livro para crianças de Julia Donaldson e Axel Sheffler, e indicado ao Oscar. Frey trabalha atualmente nos estúdios Disney, onde integrou a equipe do longa-metragem “Zootopia” e do próximo lançamento, “Moana”.

Marc Jousset

Formado em artes gráficas, Marc Jousset iniciou sua carreira de animador em 1985. Integrou a equipe de diferentes estúdios de animação na França, acumulando experiência em todas as etapas de produção. Em 1990, tornou-se realizador independente e produziu cerca de quinze filmes em colaboração com a associação l’Atelier d’Anim.

É atualmente um dos diretores do estúdio Je Suis Bien Content, fundado em parceria com Franck Ekinci em 1996, que produz uma vasta gama de trabalhos, dos comerciais aos filmes institucionais, passando pelas séries para TV, e pelos curtas e longas-metragens autorais. Entre 2005 e 2007, o Jousset foi diretor artístico e produtor do longa-metragem “Persépolis”, de Marjane Satrapi e Vincent Parronaud, uma adaptação do romance gráfico da diretora, sobre sua infância durante a Revolução Islâmica no Irã. O filme conquistou o Prêmio do Júri no festival de Cannes e dois prêmios César, além de ter sido indicado ao Oscar.

Desde então, Jousset produziu o longa-metragem “Le jour des Corneilles”, de Jean-Christophe Dessaint, a série “Mily Miss Question”, de Alexis Ducord, além de ter desenvolvido o projeto de documentário “Icarie”, de Loïc Djian. Produziu também o premiado “Avril et le Monde Truqué”, uma criação gráfica de Jacques Tardi, com direção de Ekinci e Christian Desmares. Atualmente, Jousset se divide entre vários novos projetos com linguagens diferentes.

Leo Matsuda

Nascido no interior de São Paulo e formado em Animação de Personagens pela CalArts, Leo Matsuda começou a trabalhar no Walt Disney Animation Studios em 2008 como aprendiz no departamento de storyboard. Fez parte da equipe de storyboard do filme mais recente da Disney, “Zootopia”, assim como de “Operação Big Hero”, vencedor do Oscar de 2014. Matsuda foi indicado ao Annie Award de Outstanding Achievement, Storyboarding em Produção de Animação por seu trabalho em “Detona Ralph”, indicado ao Oscar de 2012.

O animador foi um dos 73 esperançosos que lançaram ideias ao Story Trust da Disney. O grupo foi reduzido a dez, depois quatro, e no final o Matsuda foi selecionado para dirigir o curta-metragem “Inner Workings” (Trabalho Interno), sobre um personagem que enfrenta uma batalha tortuosa entre o coração e a mente. Antes de entrar para os estúdios Disney, Matsuda trabalhou no departamento de layout de personagens em “Os Simpsons – O Filme”, na 20th Century Fox. Também foi artista de storyboard júnior em “Rio”, na Blue Sky Studios, e estagiário de storyboard na Pixar Animation Studios.

Prêmio Juri Profissional

Melhor Técnica de Animação:
Signum
Witold Giersz

Melhor Roteiro:
Vaysha, l’aveugle
Theodore Ushev

Melhor Direção de Arte:
Totems
Paul Jadoul

Melhor Concepção Sonora:
Caminho dos Gigantes
Alois Di Leo

Melhor Filme da Galeria
L’Œil du Cyclone
Masanobu Hiraoka

Melhor Curta-Metragem
If I was God
Cordell Baker

Melhor filme de portfólio
Pete’s Story
Daniel Bruson

Prêmio Juri Popular

Melhor Curta-Metragem RJ e SP

RJ
“O projeto do meu pai”
Rosaria

SP
“Bingo!”
Patrick Schoenmaker

Melhor Curta Brasileiro RJ e SP:
“O projeto do meu pai”
Rosária

Melhor Curta de Estudante RJ e SP:
RJ
“Chateau de Sable”
Quentin Deleau, Lucie Foncelle, Maxime Gouldal, Julien Paris, Sylvain Robert
SP
“Ivans Need”
Manueal Leuenberger; Veronica Lingg e Lucas Suter

Melhor Curta Infantil RJ e SP:

RJ e SP
“Shaun, o carneiro: as Lhamas do fazendeiro”
Jay Grace

Prêmio Canal Brasil

“O projeto do meu pai”
Rosária

Melhor Longa RJ e SP:
“A Tartaruga Vermelha”
Michael Dudok de Wit

Prêmio BNDES de melhor curta brasileiro:
“O projeto do meu pai”,
Rosária

Catálogo

Folheto de programação

Livreto de programação

Telefones: (55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499
fb-form insta-form tt-form yt-form
Telefones: (55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499
fb-form insta-form tt-form yt-form