ANIMEMÓRIA
1995

Catálogo

Galeria de Fotos

Destaques

Nesta terceira edição do festival, contando com um público de cerca de vinte mil pessoas, as turbinas estavam aquecidas para a apresentação de uma série fantástica de filmes, com um grupo muito especial de convidados.

Pela primeira vez, o público pôde votar no seu filme favorito, iniciando assim uma tradição importante no festival, o Voto Popular.

Foi também a inauguração da Praça Animada em sua primeira versão, com sessões ao ar livre.

O canadense André Leduc, além de apresentar filmes experimentais produzidos para o National Film Board of Canadá, realizou a oficina Animathon: uma maratona de três dias, na qual um grupo de alunos produziu um filme de animação baseado em uma trilha sonora.

Entre os preferidos do público estavam “Food” de Jan Svankmajer, “The Mighty River” de Frédéric Back, “Bob’s Birthday” de Alison Snowden e David Fine, “The Monk and the Fish” de Michael Dudok de Wit, “Little Wolf” de An Vrombaut, “Body Beautiful” de Joanna Quinn e “Gagarin” de Alexey Kharitidy.

A Hanna-Barbera apresentou a sessão de lançamento de “What a Cartoon” e a Disney expôs as artes do design de “Pocahontas” no lobby do CCBB.

Convidados

Jan Svankmajer (República Tcheca)

Vindo diretamente da capital tcheca do surrealismo, apresentou trabalhos que combinam cinema com uma boa dose de animação, seduzindo o público brasileiro com seu humor inteligente.

Frédérick Back (Canadá)

Outro premiadíssimo mestre dos filmes independentes, o vencedor do Oscar apresentou belíssimos filmes ecológicos, tocando o coração dos presentes com sua arte refinada e com sua personalidade encantadora.

Sayoko Kinoshita (Japão)

A animadora e diretora do Festival de Hiroshima apresentou uma seleção especial de filmes realizados por autores japoneses independentes, representando a diversidade de estilos e pensamentos de seu país. “Jumping” de Osamu Tesuka, “Animandara II” de Ikif, “Four Seasons of Japan” de Tatsuo Shimamura e “Pica Don” de Renzo Kinoshita foram algumas das produções exibidas.

Prêmios Júri Popular

Melhor Filme
“Jonas e Lisa”
Daniel Schorr e Zabele Coté
Brasil/Canadá

Telefones: (55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499
fb-form insta-form tt-form yt-form
Telefones: (55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499
fb-form insta-form tt-form yt-form