PT | EN

Mesa-Redonda – Avaliação dos mecanismos de financiamento da Animação Brasileira

Bio: Christian de Castro

Empreendedor, produtor audiovisual, consultor e executivo do mercado de economia criativa especialmente o setor do audiovisual. Iniciou a carreira no mercado financeiro da década de 1990 no banco Garantia. Fundou com seu irmão, o roteirista e diretor brasiliense Erik de Castro, a BSB Cinema Produções e produziu os filmes “Senta a Pua!”, “A Cobra Fumou”, “O Brasil na Batalha do Atlântico” e “Federal”.

Criou o primeiro Funcine pela Rio Bravo Investimentos. Foi diretor das distribuidoras Vereda Filmes e Lumière; assessor da diretoria da Ancine (integrou a equipe que estruturou o Fundo Setorial do Audiovisual); diretor comercial da RioFilme na estruturação do modelo de negócios inovador que a transformou no principal investidor do mercado audiovisual no período e diretor da Luminosidade pela Inbrands. Foi consultor da ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital) para a qual coordenou o Venture Fórum tendo capacitado mais de 120 empresas inovadoras em diversos setores da economia, de biotecnologia a petróleo e gás. Como consultor capacitou e estruturou dezenas de empresas de economia criativa que acessaram e receberam investimento de investidores privados, fundos de investimento em participação, funcines e programas de financiamento do BNDES focados na economia criativa. Atuou como Diretor Executivo (CEO) da Luz Mágica Produções Audiovisuais, produtora de Cacá Diegues e Renata Magalhães.

Também foi membro do Conselho de Administração das produtoras Glaz Entretenimento e Oca Animation; foi produtor de mais uma dezena de projetos audiovisuais, atualmente em diferentes fases de produção. Christian cursou Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), graduando-se em Engenharia de Produção na UNIP, com pós-graduação em Film & Television Business e mestrado em Gestão do Conhecimento na Coppe, UFRJ.

Bio: Fernanda Farah

Em breve.

Bio: Letícia Friedrich

Letícia Friedrich é produtora. Sócia da produtora e distribuidora Boulevard Filmes e atualmente é Diretora da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA . Produziu vários curtas-metragens, entre eles a premiada animação “Até a China”, de Marão (37 prêmios e exibido em mais de 100 festivais).

Foi produtora executiva de 2 longas de ficção ( Amor, plástico e barulho e Açúcar) e 2 documentários (Glauco do Brasil e A vida extra-oridinária de Tarso de Castro), e atualmente produz seu primeiro longa-metragem de animação, com direção do renomado animador Marão.

Além da experiência como produtora de filmes, transitou por instituições audiovisuais como o CTAV, onde produziu projetos de preservação e a BRAVI, onde atuou como Coordenadora de Projetos em 2011 e 2012.

Bio: André Breitman

André é formado em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ com MBA em Harvard (USA/MA) e curso em nível de graduação em Negócio em Cinema e Televisão pela FGV-RJ. Na indústria de conteúdo cultural desde 1990 e sócio do 2Dlab desde 2004, André já criou e produziu para diversas mídias- entre elas o cinema (35mm), televisão, CD-ROM, internet, livros e revistas tendo ganho, como produtor, o “Liv Ullmann Children’s Peace Award”e o prêmio de “Best series for Television” no Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago e O Global Licensing Award no Mipcom (Cannes 2005) entre outros.

Hoje trabalho no longa metragem “Meu AmigãoZão- O Filme”, na segunda temporada da série e como produtor na nova série do Sítio do Pica-Pau Amarelo para a Mixer e Rede Globo. André foi Co-Criador e produtor executivo das séries “Meu Amigãozão” (52x11mins/3-6 anos) feito em co-produção internacional para as TVs Treehouse (Canadá), Discovery Kids LA e TV Brasil e Quarto do Jobi (52x1min/8-12 anos) para TV Brasil e TV Ratimbum). Como produtor executivo trabalhou na criação e desenvolvimento de várias séries de animação e de mais de 20 horas de animação para o site Mundo da Criança, o DVD “Toquinho no Mundo da Criança” e o processo de desenvolvimento e venda de diversas séries animadas para TV, internet e outras mídias.

Como Editor André é sócio do GEN- Grupo Editorial Nacional – O maior grupo de editoras profissionais do Brasil (Editora Guanabara, LTC Livros Técnicos, Editora Forense, Método, Santos, Fórum, etc).
Em Novas mídias, foi o responsável pelas 7 edições da primeira e até hoje a maior enciclopédia digital Brasileira: A Koogan-Houaiss digital, e foi o criador do Mundo da Criança on-line- um website por assinatura para crianças totalmente animado que é visto diariamente por quase 600,000 de crianças Brasileiras há mais de 6 anos.

André faz parte do conselho da ABPI-TV e do Brazilian Television Producers ha 6 anos, e do conselho do YPO International (Young President’s Organisation) ha 12 anos.

Novidades e reflexões acerca dos mecanismos de financiamento da animação brasileira em especial as linhas de capacitação e formação dos profissionais brasileiros de animação.

Participantes: Christian de Castro (ANCINE), Fernanda Farah (BNDES)
Interventores: Letícia Friedrich (Boulevard Filmes), André Breitman (2D Lab)

DIA: 25 de julho (quarta-feira)
HORÁRIO: 14h30 às 16h
Centro Cultural Correios – RJ

ENTRE EM

CONTATO

Instituto IDEIA

Rua Voluntários da Pátria, 259 – sobreloja Botafogo, RJ - Brasil 22270-003

Contatos:

(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

contato@animamundi.com.br