PT | EN

Masterclass 1 – Narrativas Autênticas

Bio: Anita Doron

Nascida em uma família de montanhistas na região da Transcarpácia, na antiga União Soviética, Anita Doron é uma premiada escritora, diretora e editora de roteiros Húngara-Canadense. Seus filmes foram exibidos no Festival Internacional de Toronto, SXSW (South by Southwest) e no Festival Internacional de Roterdã. “The Lesser Blessed”, filme escrito e dirigido por ela, foi nomeado ao Canadian Screen Award de Melhor Roteiro Adaptado (Academia Canadense de Filme e Televisão). O filme “The Breadwinner” (“A Ganha-Pão”), último roteiro de Anita, foi nomeado para o Óscar e Globo de Ouro. Anita ganhou o Canadian Screen Award por este roteiro e ainda foi nomeada para o Annie Award e o Prêmio Humanitas. Anita participou do programa de Fellows do TED, uma iniciativa que congrega inovadores internacionais – cientistas, artistas, ativistas, empreendedores, médicos, jornalistas e inventores – para colaborar de forma interdisciplinar no desenvolvimento de mudanças positivas para o mundo. Através do programa de Fellows e com o apoio da Fundação Guggenheim, Anita está escrevendo um romance de ficção cientifica com cientistas e o MIT Press (Editora do Instituto Tecnológico de Massachusetts).

Atualmente Anita está trabalhando com os produtores de “A Ganha-Pão” em um novo longa-metragem de animação. Ela está desenvolvendo uma série para TV em Paris, escrevendo inúmeros filmes de animação e está ligada ao desenvolvimento de outros projetos de longas-metragens até 2020.

Nosso conhecimento frequentemente nos restringe. Quando tentamos controlar a realidade ao atribuir-lhe sentido e buscar certezas e verdades, perdemos de vista tudo o que é invisível e obscuro e os lugares fluidos onde residem a magia. Precisamos nos libertar constantemente de ideias e opiniões formadas, de cinismos passados, para nos conectar de maneiras mais significativas. Para criar sem restrições. Para abraçar nossa insignificância com coragem e dividi-la com outros. Tenho interesse no futuro e na subversão de folclores, mitos e lendas. Amo contar histórias sobre lugares longínquos, sobre margens, sobre o incerto / que nunca terá certeza. E do aparentemente comum. Acredito que precisamos escutar histórias e não manchetes. E precisamos contar essas histórias para crianças, confiando na abertura e maturidade emocional delas para assimilar vidas complexas e distantes das suas com compaixão.

Palestrante: Anita Doron

DIA: 25 de julho (quarta-feira)
HORÁRIO: 10h às 13h
Centro Cultural Correios – RJ

ENTRE EM

CONTATO

Instituto IDEIA

Rua Voluntários da Pátria, 259 – sobreloja Botafogo, RJ - Brasil 22270-003

Contatos:

(55 21) 2543-8860
(55 21) 2541-7499

contato@animamundi.com.br