PT | EN

Algum animaníaco já ouviu falar da Gobelins, l’école de l’image? Ela é uma escola francesa pioneira nos campos de comunicação digital, design interativo e entretenimento. Seu departamento de animação foi fundado há mais de 30 anos, quando a indústria de animação francesa precisava de novos profissionais. Hoje, a Gobelins forma alguns dos maiores animadores do mundo! Os formandos de lá estão por toda a parte: Dreamworks, Sony, Disney, Pixar e, é claro, muitos já vieram para o Anima Mundi também!

Rémy Schaepman

Trois Petits Points é um lindo filme que foi feito por seis alunos da Gobelins!

Lembra da Viola Baier, que fez o curta Wedding Cake, sobre um casal que vive no topo de um bolo de casamento? Ela ganhou, pelo Júri Popular do Rio, Melhor Curta-Metragem e, tanto pelo carioca quanto pelo paulista, Melhor Curta de Estudante. Demais, não é? Pois bem, essa jovem e talentosa animadora já estudou na Gobelins, em um programa de intercâmbio. Lá ela aprendeu conceitos básicos animados, técnicas avançadas, design de personagem e storyboard. E olha no que isso deu: um super curta que já ganhou vários prêmios e encantou animaníacos em todos os lugares por onde passou.

O curta Wedding Cake foi eleito pelo público como melhor curta-metragem da edição carioca do Anima Mundi 2014

Agora, Viola está trabalhando no filme dos Minions, que vai ser lançado em 2015. Que prodígio!

Mas, esse ano, nós tivemos alguém da Gobelins mais perto ainda! Rolou uma super Masterclass com Simon Otto, o cara que animou os personagens de Como Treinar Seu Dragão. Estudar na Gobelins com certeza abriu muitas portas: enquanto ainda estava estudando, Simon conseguiu estagiar em um estúdio da Disney, em Paris mesmo. Depois, ele começou a trabalhar para a Dreamworks, e logo o seu primeiro trabalho foi indicado ao Óscar: O Príncipe do Egito. Já dá para imaginar que, a partir disso, a carreira dele decolou, não é? E tudo começou na Gobelins!

Simon Otto

Simon já participou de outras grandes produções, como Spirit – O Corcel Indomável, Por Água Abaixo e Os Sem-Floresta

Agora que tal uma pequena viagem no tempo? Em 2010, tivemos um convidado muito especial que veio representar a escola, Eric Riewer. Além disso, rolou uma mostra dos trabalhos finais de alunos de lá! Se você conferiu, deve ter curtido muito, afinal, os filmes que saem da Gobelins transbordam arte e criatividade. Então, para todo mundo que gostou ou que tá curioso, temos uma ótima notícia: foram divulgados os sete curtas dos formandos de 2014! Tá louco para conferir, né?

Cada filme tem mais ou menos três minutos e foi produzido em cinco meses, pelas mãos dos estudantes que, por três anos, cursaram a faculdade de animação.

Mortal Breakup Inferno, de Paula Assadourian, Marlène Beaube, Débora Cruchon, Maxime Delalande e Thibaud Gayral e Batiste Perron.

8.9, de Pedro Vergani.

Nebula, de Camille Andre, Marion Bulot, Clément Doranlo, Myriam Fourati, Jonghyun Jungboix, Alexis Kerjosse e Sarah Simon.

– Un Certain Regard, de Simon Masse, Semiramis Mamata, Anne Courtin e Rayane Raji

Wand S Wander, de Nadya Mira.

Duo, de Janis Aussel, Elsa Boyer, Marie-Pierre Demessant, Dorian Lee, Laurent Moing, Guitty Mojabi e Aron Bothman

Edgard, de Eve Ceccarelli, Maud Girard, Mathieu Gouriou, Léo Schweitzer e Raphaëlle Stolz