Anima Forum

11 de Julho a 14 de Julho, 2015 – Cidade das Artes – RJ

17 de Julho a 21 de Julho,2015 – Cinemateca brasileira – SP

 

ANIMA FORUM 2015

 

Dez anos de Anima Forum.

O Anima Forum é a evolução de uma iniciativa do Anima Mundi, criada originalmente para promover encontros durante o Festival, onde poderíamos debater, avaliar e sugerir ações que contribuíssem com o desenvolvimento da animação profissional no Brasil.

Inicialmente chamado de Ciclo de Palestras e depois de Forum Brasil, este espaço abrigava palestras e apresentações de escolas de animação, produtores internacionais e artistas consagrados. As atividades eram encerradas com uma reunião dos animadores que haviam frequentado o Festival e que eram convocados durante todas as sessões de cinema para um encontro no último sábado, em uma sala reservada. Esses encontros eram muito simples e tinham apenas o intuito de fazer a classe se encontrar, conhecer-se e trocar experiências. Visavam incentivar uma organização formal dos animadores e, de fato, foi nestes encontros que criamos a ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação.

Em 2006, acontecia o primeiro Anima Forum, na edição paulista do Anima Mundi. Àquela altura, já entendíamos que o potencial de desenvolvimento da produção brasileira precisava de uma estrutura mais ampla, para abrigar as necessidades da atividade. Tratava-se de avaliar o desenvolvimento de uma indústria de animação – o desenvolvimento da produção de séries brasileiras para a TV, que envolvia a criação de estúdios com um tipo de estrutura e número de animadores ainda não vistos no nosso mercado. O Anima Forum começou com um ciclo de palestras e debates durante três manhãs. Hoje, temos as Conferências, Masterclasses e o Anima Business, que acontecem durante quatro dias inteiros.

Estes dez anos de existência do Anima Forum foram bastante movimentados. Coproduções, distribuição nacional e internacional, capacitação de novos profissionais, fomento e investimento para o setor, características da produção para as várias faixas etárias e métodos e técnicas de criação são alguns exemplos da miríade de assuntos nos quais mergulhamos durante todos esses anos. Recebemos delegações da Coreia, Canadá, Alemanha e Reino Unido (este ano, é a vez da França) para encontros de negócios no Anima Business.

A produção de séries brasileiras para a TV já é uma realidade. Os desafios agora são outros: Como adaptar as iniciativas de apoio a produção às características próprias da animação e da conjuntura nacionais, a fim de garantir o crescimento sustentável da nossa produção? Como será a animação do futuro, suas técnicas e mídias? Como distribuir nossos longas no mercado nacional e internacional? Como administrar uma carreira profissional em animação? As questões não param por aí.

Em evolução constante, o Anima Forum também se renova. Estamos reformulando nossa área de encontros entre produtoras, canais de TV e distribuidores, visando uma integração maior entre estes setores, que nos possibilitaria atender melhor os interesses de cada parte.

Porém, uma característica do Anima Forum não muda e está expressa no número de vezes que a palavra “encontro” apareceu neste texto – queremos ser o ponto de convergência dos profissionais brasileiros e estrangeiros interessados no aprimoramento e desenvolvimento da animação brasileira. Não poupamos esforços para isso. No entanto, pelo dinamismo e ritmo com os quais a animação se renova, temos a cada ano a sensação, ao mesmo tempo desafiadora e estimulante, de estar começando tudo de novo!